O economista Newton Marques argumenta que o governo federal, no plano de contingência a ser apresentado nesta terça-feira (12), deve oferecer soluções imediatas aos setores impactados pelo aumento de 50% nas tarifas impostas pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros. Em entrevista ao Conexão BdF, da Rádio Brasil de Fato, o especialista ressalta a necessidade de assegurar crédito, incentivos fiscais e opções de exportação para prevenir o desemprego e o encerramento de empresas no país.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os exportadores impactados por essa situação precisam receber alguma compensação. É necessário oferecer uma solução, pelo menos parcial, para esses exportadores. Caso contrário, teremos uma grande demissão e empresas que fecham. O problema não é só fechar, o problema é que está dentro de uma cadeia produtiva.
Marques considera positiva a iniciativa do governo em procurar compradores entre os membros do Brics, como China e Rússia, mas ressalta que “não é simples” o redirecionamento das exportações frente à competição com outros países. Ele também aponta que uma parcela da produção poderia ser absorvida pelo mercado interno, o que poderia diminuir os preços, porém adverte que essa adaptação dependeria da capacidade de consumo e de ajustes nos setores industriais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O economista afirma que o impacto da taxa ele ainda não se manifestou no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que subiu 0,26% em julho. Para os próximos meses, ele prevê índices menores devido à safra, ao dólar mais baixo e à desaceleração econômica.
Durante a entrevista, Marques também comentou a pesquisa do instituto Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica (Ipec) segundo a qual 49% dos brasileiros defende retaliar os EUA com novas tarifas, e 75% veem a medida como política. “Essa tarifação é político. […] A questão da soberania está acima de qualquer coisa”, concorda, mas alerta que o Brasil deve ter cuidado, pois “importa muita coisa dos Estados Unidos” e um tarifação recíproco encareceria produtos essenciais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Cadastro Nacional de Saúde será integrado aos dados do Cadastro de Pessoa Física
Parlamentares brasileiros se encontram com líderes do Sahel em SP: “Combate compartilhado”
Ex-delegado do Departamento de Polícia de SP avalia que é necessário ter capacidade de inteligência policial para o envio de policiais militares à Baixada Santista após ocorrência de homicídios
Para audir e visualizar.
O jornal Conexão BdF vai ao ar em duas edições, de segunda a sexta-feira: a primeira às 9h e a segunda às 17h, na Rádio Brasil de Fato, 98.9 FM na Grande São Paulo, com transmissão simultânea também pelo YouTube do Brasil de Fato.
Fonte por: Brasil de Fato
