O ex-presidente dos Estados Unidos e a ex-primeira-dama emitiram um comunicado neste domingo (25.jan.2026) expressando sua profunda condenação aos eventos recentes. A declaração surge em resposta a um incidente que chocou o país. O caso envolve um homem de 37 anos, Alex Jeffrey Pretti, que foi vítima de um confronto com agentes do ICE (Serviço de Imigração e Controle de Alfândegas) no sábado (24.jan), em Minneapolis.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Detalhes do Incidente
Alex Pretti, que trabalhava no hospital do Departamento de Veteranos da cidade e participava de protestos contra operações de imigração nos EUA, foi baleado por agentes federais. De acordo com informações oficiais, a operação ocorreu em Minneapolis, no Estado de Minnesota.
O chefe de polícia local, Brian O’Hara, informou que Pretti não possuía histórico criminal relevante.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Versão das Autoridades e Controvérsias
O Departamento de Segurança Interna dos EUA (DHS) relatou que Pretti foi baleado durante uma operação anti-imigração, após se aproximar dos oficiais com uma pistola semiautomática de 9 mm. No entanto, evidências coletadas por testemunhas indicam que Pretti estava segurando um celular, e não uma arma, no momento do confronto.
As imagens não mostram a presença de uma arma.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Reações e Declarações
O presidente dos EUA, Donald Trump (Partido Republicano), comentou o caso em sua plataforma Truth Social, afirmando que as autoridades de Minnesota estavam incentivando “insurreição” e que os agentes federais deveriam “fazer seu trabalho”. Ele também informou que a operação resultou na prisão de 12.000 imigrantes ilegais, que ele descreveu como “criminosos” e “violentos”.
Segunda Vítima em 2026
Este incidente marca o segundo caso fatal envolvendo agentes do ICE em Minneapolis em 2026. Em 7 de janeiro, a cidadã norte-americana Renee Good, de 37 anos, também foi morta durante uma operação federal. A situação continua sob investigação.
