Dona Beth, um legado de carinho
Agradeço, certo de que sua história continuará presente em cada um que se sentiu impactado por sua dedicação.

Recebi, com o coração apertado, a notícia do falecimento de Dona Beth nesta segunda-feira (11). Conheci-a quando a entrevistei para a série de reportagens Mulheres por trás das Cozinhas Solidárias. Ela me recebeu com um café quente e um gesto carregado de afeto: “Tu é bem-vinda”. Lembro dela como uma pessoa de palavras carinhosas, que acolhia com um sorriso quem precisava de um pouco de amparo.
Dona Beth detinha uma energia serena que convertia qualquer obstáculo em otimismo. Era uma dessas mulheres que, diante do sofrimento compartilhado, demonstrava solidariedade. Após a enchente de maio de 2024 em Porto Alegre, ela contribuiu para transformar a Associação de Costureiras da Vila Barricada, onde exercia a liderança, em uma Cozinha Solidária. Ali, onde antes eram confeccionados xales e aventais, passou a ocorrer a produção e a distribuição de refeições. As panelas substituíram as agulhas para alimentar aqueles que não tinham tigela vazia.
Ela me contava que, no começo, preparava refeições sob um gazebo alugado, lidando com chuva e vento, mas sempre garantindo que ninguém passasse fome. “Se pararmos, eles ficarão muito fragilizados”, afirmou. Essa frase possui um significado importante: alimentar também é sobre manter o ânimo e cuidar da alma.
Apesar das dificuldades — a falta de espaço e a escassez de materiais — ela manteve o otimismo. Discursava, entusiasmada, sobre a intenção de retomar o ateliê, reunindo as mulheres para transformar tecidos em narrativas. Almejava essa retomada. “Espero que as circunstâncias se resolvam para que possamos recuperar o nosso espaço de costura. Isso seria muito útil, inclusive para confeccionar o avental, até mesmo uma touca”, revelou na ocasião.
Elisabeth Lopes da Silva, popularmente chamada de Dona Beth, deixa um legado de afeto, coragem e luta coletiva. Tenho a certeza de que sua história permanecerá viva em cada pessoa impactada por seu cuidado.
Leia também:

As Big Techs perdem quando dominam no Brasil

A Prefeitura de Porto Alegre promove seminário em defesa da água e do Dmae público

Batukbaile organiza encontro de ritmos negros em Porto Alegre neste sábado (16)
Dona Beth, com sua dedicação, oferece apoio àqueles afetados pelas inundações em Porto Alegre.
Jornalista do Brasil de Notícias Rio Grande do Sul.
Este é um artigo de opinião e não necessariamente reflete a linha editorial do Brasil do Fato.
Fonte por: Brasil de Fato