Dólar americano avança em dia, apesar de expectativa de corte de juros nos EUA.
O dólar fechou em leve alta frente ao real nas negociações desta sexta-feira, 24, com a cotação atingindo R$ 5,392. A alta ocorreu mesmo após a divulgação de dados da inflação nos Estados Unidos, que reforçaram a possibilidade de um novo corte de juros na taxa básica do país.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A moeda norte-americana subiu 0,11% em relação ao real. Na semana, o dólar acumulou uma desvalorização de 0,24%.
A inflação dos Estados Unidos apresentou uma desaceleração, com uma variação de 0,3% em setembro, inferior à registrada em agosto (0,4%). Essa taxa ficou abaixo das expectativas dos analistas, que previam uma retomada da taxa de inflação para 0,4%.
“Dá para dizer que a inflação não está necessariamente desacelerando, mas também não surpreende para cima – e, olhando os componentes, a dinâmica parece favorável. O mercado reagiu bem: bolsas em alta e juros futuros em queda, refletindo a leitura de que o cenário abre espaço para cortes de juros à frente, já que a inflação se mostra mais benigna do que se temia”, afirmou William Castro Alves, estrategista-chefe da Avenue.
A próxima reunião do Federal Reserve (Fed), o banco central norte-americano, está prevista para a próxima semana. A expectativa do mercado é de que haja mais um corte na taxa de juros, atualmente em 4% e 4,25%, continuando a redução iniciada na reunião anterior.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Operadores precificam quase 100% de probabilidade de um novo corte de 0,25 ponto percentual no próximo encontro, segundo a ferramenta CME FedWatch.
Devido ao shutdown do governo americano, os operadores consideram difícil contextualizar o resultado sem outras estatísticas econômicas. “A nossa expectativa é que o shutdown, na margem, seja uma fonte de desaceleração da economia americana, especialmente se a duração superar 30 dias, assim, esperamos que o Fed corte a taxa de juros na reunião da próxima semana em 25 pontos base, repetindo a dose na reunião de dezembro”, disse André Valério, economista sênior do Inter.
O que é o dólar à vista: O dólar à vista é o valor negociado no mercado de câmbio para liquidação imediata, geralmente em até dois dias úteis. Esse tipo de câmbio é bastante utilizado em operações de curto prazo feitas por empresas e instituições financeiras.
O que é o dólar futuro: O dólar futuro corresponde a contratos de compra e venda da moeda para liquidação em uma data futura. Essa modalidade é negociada na Bolsa de Valores e ajuda empresas e investidores a se protegerem da volatilidade cambial.
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!