Realizar a doação de bens durante a vida é uma estratégia eficaz de planejamento financeiro familiar. Essa prática não apenas reduz a carga de impostos, mas também garante que seus herdeiros aproveitem os benefícios enquanto você ainda estiver presente. Além disso, representa uma excelente forma de evitar conflitos familiares futuros relacionados à herança.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A doação de bens durante a vida reduz a incidência de tributação sobre o patrimônio, assegurando que uma parcela maior de seus bens alcance seus herdeiros. O processo legal é simples, porém exige compreensão das particularidades tributárias. Realizar doações possibilita aproveitar benefícios fiscais e alíquotas diferenciadas, que variam entre os estados brasileiros.
A doação durante a vida se assemelha a um pagamento antecipado bem estruturado. Ela apresenta a vantagem de evitar o processo de inventário, que geralmente é demorado, estressante e dispendioso, transferindo a propriedade dos bens de maneira mais clara e controlada, conforme ressaltou o advogado da Michelin Sociedade de Advogados, Wagner Oliveira Pereira Júnior para o Bora Investir.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A doação de bens em vida apresenta diversos benefícios.
Contudo, a doação não pode excluir os herdeiros necessários, ou seja, filhos, cônjuge, netos, pais e avós.
Dicas para realizar a doação de bens em vida
Iniciando a doação de bens
Para iniciar a doação de bens durante a vida, desenvolva um plano detalhado levando em conta suas necessidades e desejos. Busque aconselhamento jurídico para assegurar que todos os requisitos legais sejam cumpridos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
É fundamental que a doação esteja alinhada aos interesses do doador e traga total benefício aos herdeiros, minimizando problemas futuros. Fique atento a possíveis alterações na legislação de sucessões que possam influenciar seus planos.
Fonte por: FDR
