Djokovic muda-se para a Grécia em meio a tensões e acusação de ‘traição’ pelo governo da Sérvia
A questão administrativa surgiu em dezembro, durante os protestos de estudantes contra o presidente Aleksandar Vucic.

Novak Djokovic, maior campeão de Grand Slam e principal atleta da Sérvia, transferiu-se para Atenas, na Grécia, devido a tensões com o governo em seu país de origem e acusações de traição. A mudança ocorreu nos últimos dias, após a participação do tenista no US Open, até a semifinal. Segundo informações da imprensa europeia, Djokovic já matriculou seus filhos em uma escola de Atenas, onde as aulas do semestre começaram neste mês.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Stefan, 11 anos, e Tara, 8, filhos do tenista, frequentarão o Saint Lawrence College, e Djokovic já teria garantido sua residência permanente no país, nos subúrbios de Atenas. Ele foi visto jogando tênis com seu filho nesta terça-feira, 9, no Kavouri Tennis Club. Também tirou fotos com fãs no local.
As tensões com o governo da Sérvia iniciaram-se em dezembro, em meio às manifestações de estudantes contra o presidente Aleksandar Vucic. Milhares foram às ruas em protesto contra a corrupção no país e exigindo novas eleições diretas para o poder executivo.
Um acidente em uma estação ferroviária de Novi Sad causou a morte de 16 pessoas e gerou o apoio do tenista. “Como alguém que acredita profundamente na força dos jovens e em seu desejo por um futuro melhor, acredito que é importante que suas vozes sejam ouvidas”, escreveu, em dezembro, por meio de suas redes sociais. “A Sérvia tem um potencial enorme e a juventude é sua maior força. O que todos nós precisamos é de compreensão e respeito. Com vocês, Novak.”
Desde então, as relações diplomáticas entre Djokovic e Vucic ficaram tensas. Em agosto de 2024, o presidente da Sérvia anunciou a construção de um museu em homenagem ao tenista. Após os protestos e a mensagem de apoio aos estudantes, ele também se pronunciou durante o Aberto da Austrália e em coletivas de imprensa ao longo da última temporada.
Leia também:

Naná Silva, destaque do SP Open, sofreu uma queda ao disputar o torneio na Argentina, mas elogiou a competição: “Muito especial”

Suporte da torcida brasileira se torna determinante para atletas no quarto dia do SP Open

Luiza Fullana sofre derrota na primeira rodada do SP Open, disputada na quadra central, mas expressou confiança em relação à competição
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vucic busca manter, em público, uma boa relação com Djokovic, após o tenista transferir o Torneio de Belgrado para a Grécia e ser considerado “traidor” pela mídia sérvia e pessoas próximas ao governo. “Nunca diria uma palavra negativa sobre ele (Djokovic). Ele pode apoiar meus oponentes, mas dizer algo ruim sobre ele, nunca faria. Seria inadequado, tolo”, declarou o político.
A transferência para a Grécia já faz Djokovic demonstrar apoio ao seu “segundo país”. Espera-se que ele esteja presente na Copa Davis, no confronto com o Brasil, no sábado, 13. Adicionalmente, o tenista comentou, em grego, no postagem de Giannis Antetokounmpo, atleta da seleção de basquete e do Milwaukee Bucks, após a vitória sobre a Lituânia nas quartas de final do Eurobasket.
Com informações do Estadão Conteúdo Publicado por Fernando Dias
Fonte por: Jovem Pan