Drones Agrícolas Priorizam Inteligência e Segurança
Os principais fabricantes de drones agrícolas na China estão mudando sua estratégia, abandonando a tendência de aumentar o tamanho e o peso dos equipamentos. Essa mudança visa reduzir a competição baseada em tamanho e focar em sistemas de navegação mais inteligentes e seguros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Empresas como a SZ DJI Technology, uma unidade da DJI, e a Guangzhou Xaircraft Technology, lançaram recentemente novos drones com um peso máximo de decolagem de 149,9 kg, mantendo a mesma capacidade de seus modelos anteriores de 2024.
Foco em Navegação Avançada
Essa nova abordagem se deve, em parte, a regulamentações que entraram em vigor no início de 2024, que isentam drones com peso igual ou inferior a 150 kg da necessidade de um certificado de operação de voo. Agricultores, frequentemente com prazos sazonais apertados, buscam evitar o processo demorado de obtenção de licenças para drones mais pesados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Tecnologias de Detecção de Obstáculos
Antigamente, muitos drones agrícolas dependiam do reconhecimento visual para identificar obstáculos. Essa tecnologia falhava em condições de baixa luminosidade ou em clima adverso. Modelos mais recentes incorporaram radar de ondas milimétricas, mas ainda enfrentavam dificuldades na definição precisa da forma dos objetos.
Para solucionar essa lacuna, o drone principal da DJI para 2024 adicionou o Lidar, uma tecnologia de sensoriamento a laser.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Lidar e Nuvem de Pontos
“Muitas pessoas me disseram que as linhas de energia são o pesadelo deste setor”, disse Cheng Zhongyi, chefe de soluções para a China na DJI Agriculture. “Mesmo pilotos com 5 ou 6 anos de experiência ainda ficam nervosos voando em áreas com muitas delas”.
O Lidar permite uma identificação precisa do formato e da distância de pequenos obstáculos, como fios. A densidade da nuvem de pontos do drone aumentou 153% em relação ao modelo T100 anterior, permitindo uma percepção ambiental mais detalhada.
Custos e Adaptações
A atualização com Lidar tem um custo, variando entre 3.000 e 4.000 yuans. A XAG, que atende principalmente grandes áreas agrícolas abertas, optou por não equipar seu modelo mais recente com Lidar, concentrando-se em aprimorar seu hardware e algoritmos de software existentes.
A DJI atualizou sua apólice de seguro, cobrindo integralmente colisões com obstáculos lineares em velocidades operacionais de até 10 metros por segundo.
