Dinamarca fecha aeroporto após alerta de drones e incidentes na Europa

Moscou envia equipamentos e aviões para a Estônia após incursões na Polônia e Romênia.

1 min de leitura

Aalborg (Denmark), 25/09/2025.- The entrance of Aalborg Airport, in Aalborg, Denmark, 25 September 2025. The airspace over Aalborg Airport was closed overnight after drones were observed over the airport, according to the police. The incident occurred days after drones were spotted near Copenhagen Airport on the evening of 22 September, forcing its closure for a few hours. (Dinamarca, Copenhague) EFE/EPA/BO AMSTRUP DENMARK OUT

Aeroporto Dinamarquês Interrompe Operações Devido a Alertas de Drones

Um aeroporto dinamarquês foi obrigado a interromper suas operações na madrugada de sexta-feira (26), após um alerta de drones pela segunda noite consecutiva. A primeira-ministra atribuiu os incidentes a “ataques híbridos”. O espaço aéreo sobre o terminal de Aalborg, no norte da Dinamarca, permaneceu fechado do final da noite de quinta-feira até 00h35 de sexta-feira devido ao alerta.

A interrupção forçou a retomada de um voo da KLM procedente de Amsterdã e causou o cancelamento de um voo da Scandinavian Airlines proveniente de Copenhague. As autoridades não confirmaram formalmente a presença de drones, mas dispositivos similares foram detectados em diversos aeroportos da região.

Incidentes e Reações Internacionais

O fechamento inicial em Aalborg motivou o fechamento do aeroporto da capital, Copenhague, no início da semana. A primeira-ministra dinamarquesa, Mette Frederiksen, afirmou que o país era “vítima de ataques híbridos”. O Ministério da Defesa denunciou uma operação “sistemática” causada por um “ator profissional”, sem citar um nome.

Proposta de “Muro” Contra Drones

Diante dos incidentes, a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) e a França expressaram preocupação. A proposta de estabelecer um “muro” de defesa contra drones foi levantada, com o objetivo de proteger a infraestrutura aérea.

Possível Ativação do Artigo 4 da Otan

Questionado sobre a possibilidade de ativar o Artigo 4 da Otan, o ministro da Defesa dinamarquês, Troels Lund Poulsen, afirmou que a questão estava sendo examinada e que haveria reuniões sobre o assunto.

LEIA TAMBÉM!

Sobrevoo de Drones na Noruega

Na segunda-feira, drones de origem desconhecida sobrevoaram, além do aeroporto de Copenhague, o aeroporto de Oslo, na vizinha Noruega, o que provocou a interrupção do tráfego aéreo durante várias horas. O governo norueguês anunciou a detenção de um homem de origem estrangeira que operava um drone perto do aeroporto da capital e que o dispositivo foi apreendido.

Sair da versão mobile