Dinamarca fecha aeroporto após alerta de drones e incidentes na Europa
Moscou envia equipamentos e aviões para a Estônia após incursões na Polônia e Romênia.

Aeroporto Dinamarquês Interrompe Operações Devido a Alertas de Drones
Um aeroporto dinamarquês foi obrigado a interromper suas operações na madrugada de sexta-feira (26), após um alerta de drones pela segunda noite consecutiva. A primeira-ministra atribuiu os incidentes a “ataques híbridos”. O espaço aéreo sobre o terminal de Aalborg, no norte da Dinamarca, permaneceu fechado do final da noite de quinta-feira até 00h35 de sexta-feira devido ao alerta.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A interrupção forçou a retomada de um voo da KLM procedente de Amsterdã e causou o cancelamento de um voo da Scandinavian Airlines proveniente de Copenhague. As autoridades não confirmaram formalmente a presença de drones, mas dispositivos similares foram detectados em diversos aeroportos da região.
Incidentes e Reações Internacionais
O fechamento inicial em Aalborg motivou o fechamento do aeroporto da capital, Copenhague, no início da semana. A primeira-ministra dinamarquesa, Mette Frederiksen, afirmou que o país era “vítima de ataques híbridos”. O Ministério da Defesa denunciou uma operação “sistemática” causada por um “ator profissional”, sem citar um nome.
Proposta de “Muro” Contra Drones
Diante dos incidentes, a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) e a França expressaram preocupação. A proposta de estabelecer um “muro” de defesa contra drones foi levantada, com o objetivo de proteger a infraestrutura aérea.
Possível Ativação do Artigo 4 da Otan
Questionado sobre a possibilidade de ativar o Artigo 4 da Otan, o ministro da Defesa dinamarquês, Troels Lund Poulsen, afirmou que a questão estava sendo examinada e que haveria reuniões sobre o assunto.
Leia também:

Trump assina acordo que ‘salva’ TikTok com Oracle e Murdoch

Zelensky exige fim da guerra ou “abrigos antiaéreos” para Kremlin

Agricultores franceses protestam contra acordo UE-Mercosul por causa da concorrência
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Sobrevoo de Drones na Noruega
Na segunda-feira, drones de origem desconhecida sobrevoaram, além do aeroporto de Copenhague, o aeroporto de Oslo, na vizinha Noruega, o que provocou a interrupção do tráfego aéreo durante várias horas. O governo norueguês anunciou a detenção de um homem de origem estrangeira que operava um drone perto do aeroporto da capital e que o dispositivo foi apreendido.