Diario de Pernambuco comemora 200 anos com evento especial em Recife. Autoridades e artistas prestigiaram a história do jornal mais antigo do Brasil.
O jornal mais antigo em circulação no país, o Diario de Pernambuco, com sede no Recife, comemorou 200 anos de fundação na sexta-feira, 7 de novembro de 2025. Um evento especial, realizado em 3 de novembro, reuniu autoridades e artistas que contribuíram para a história do periódico.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A governadora de Pernambuco, representante do PSD, e o prefeito do Recife, do PSB, participaram da celebração.
“O jornal ‘Diario de Pernambuco’ nasce a cada amanhecer, mas carrega em si 2 séculos de memória, compromisso e afeto por este Estado, pelo Brasil e pelo mundo, que acompanham sua trajetória como o jornal em circulação mais antigo do hemisfério Sul e em língua portuguesa do planeta”, afirmou Carlos Frederico Vital, dono e presidente da publicação desde 2019.
O evento de comemoração ocorreu no Teatro de Santa Isabel. Raquel Lyra destacou que o Diario de Pernambuco tem sido “um interlocutor da história” do Estado, “participando ativamente na construção da democracia”. João Campos qualificou a data como “marco histórico”.
Ambos receberam uma medalha em homenagem aos 200 anos do jornal.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em novembro de 2024, o jornal teve seu acervo reconhecido como do Brasil pela legislação vigente. Fundado em 1825 por Antonino José de Miranda Falcão, o Diario de Pernambuco é o jornal mais antigo em circulação no hemisfério Sul e o mais antigo do mundo em língua portuguesa.
Ao longo de quase 200 anos, o periódico noticiou eventos importantes, especialmente a história política, social e cultural de Pernambuco e do Brasil.
Em 2016, as edições de sábado e domingo foram unificadas, transformando-se em uma super edição impressa. A edição dominical passou a ser oferecida online para assinantes das versões impressa e digital, em resposta a problemas financeiros e ações trabalhistas.
Na época, da redação, que contava com 45 profissionais, apenas 4 eram contratados com carteira assinada. O jornal enfrentou dificuldades financeiras, incluindo o bloqueio de contas e a penhora de veículos utilizados para as pautas.
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!