Detenções de Imigrantes nos EUA: Crise Revelada! 🚨 Em 2026, o ICE detém 68 mil imigrantes, muitos sem histórico criminal. A situação expõe a realidade por trás da política de Trump. Descubra como a detenção em massa impacta a vida de imigrantes e a atuação do ICE. #Imigração #ICE #DonaldTrump
Em 2026, o número de imigrantes detidos nos Estados Unidos alcançou 68 mil, um aumento significativo em relação a anos anteriores. Dados do Transactional Records Access Clearinghouse (TRAC), da Universidade de Syracuse, revelam que 73% desses indivíduos não possuem antecedentes criminais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O TRAC apontou que a maioria dos condenados cometeu apenas delitos menores, incluindo infrações de trânsito. Essa estatística desafia a narrativa oficial do governo de Donald Trump, que alega que o Serviço de Alfandega e Imigração (ICE) se dedica a deter “criminosos” que colocariam em risco a segurança pública estadunidense.
Sob o governo Trump, o Conselho Americano de Imigração calcula que a detecção de imigrantes sem antecedentes criminais aumentou 2.450%. A organização, que apoia imigrantes que vivem no país norte-americano, destaca que as detenções estão sendo usadas para forçar a deportação, com 14,3 pessoas sendo deportadas diretamente para cada pessoa liberada da detenção do ICE enquanto aguardava uma audiência, em novembro de 2025.
Essa proporção representava um aumento em relação a 1,6 observada em dezembro de 2024.
A situação também é acompanhada por influenciadores como Júnior Pena, que acumula quase um milhão de seguidores nas redes sociais e divulga “a realidade da vida dos EUA” com informações sobre imigração para a comunidade brasileira que vive no país.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Recentemente, Pena foi detido por não ter comparecido a uma audiência sobre seu processo de imigração, após ter entrado no país de forma irregular. Maycon MacDowel, um amigo brasileiro que reside na Flórida, relata que o influenciador teria sido detido.
O professor emérito de história da Universidade de Brown, James N. Green, destaca que juízes de Minnesota, estado que tem liderado as manifestações contra o ICE, têm apontado centenas de violações nos procedimentos para detenção de imigrantes.
Segundo ele, “Eles não podem parar uma pessoa e prendê-la se a pessoa não assumir que não está regular no país. Eles não podem, mas estão fazendo, porque Trump está violando a lei o tempo todo”, argumenta o especialista, que também preside o Washington Brazil Office (WBO).
Green enfatiza que os imigrantes, mesmo sem documentos, têm o direito de não responder ao ICE caso possam se incriminar.
O relatório do Conselho Americano de Imigração aponta que muitas empresas de segurança que administram prisões têm lucrado com a política anti-imigração do ICE, que viu seu orçamento triplicar no atual governo. Em 2025, aproximadamente 90% das pessoas detidas pelo ICE estavam em instalações de propriedade ou operadas por empresas de prisões privadas.
O ICE opera apenas um número limitado de instalações. O aumento da detenção sob o governo Trump tem sido uma bênção para essas empresas. Além disso, o estudo aponta que 30 pessoas morreram sob custódia do ICE entre janeiro e 18 de dezembro de 2025, um número superior à pandemia de COVID-19.
Casos de sarampo colocaram um centro de detenção do ICE em quarentena no Texas.
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!