Derrite deixa Secretaria de Segurança de SP para disputar Senado em 2026. Nome do Dr. Nico escolhido para substituir o secretário. #SP #SegurançaPública
O secretário estadual de Segurança Pública de São Paulo, Derrite, anunciou sua saída do cargo para retomar seu mandato na . Essa decisão marca uma nova fase política, em um momento crucial para o debate sobre segurança pública, que será central na eleição de 2026.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Aprovação do PL Antifacção
A saída de Derrite ocorreu após a aprovação do projeto de lei antifacção, que representou uma importante vitória no Congresso. O projeto, após intensas discussões, foi aprovado por 370 votos a 110. Essa aprovação impulsiona a trajetória política do secretário.
Elias Tavares, cientista político da Uninter, avalia que Derrite está em “o melhor momento da carreira política”, combinando um bom desempenho como deputado federal com a visibilidade adquirida na Secretaria de Segurança. O secretário pretende disputar uma vaga no Senado Federal em 2026.
Rubens Figueiredo (USP) destaca que Derrite surge em um momento de crescente impaciência da população com as instituições e suas respostas. Ele descreve o secretário como um nome pragmático, capaz de dialogar com parte do eleitorado, buscando soluções para os desafios da segurança pública.
Paulo Niccoli Ramirez (ESPM) avalia que a volta de Derrite à Câmara reforça o bloco de parlamentares alinhados à segurança pública, especialmente a chamada “bancada da bala” e setores do bolsonarismo. Ele acredita que o secretário tende a recuperar pautas relacionadas à polícia, ao endurecimento penal e ao combate às facções.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para assumir o cargo, o governador recomendou os nomes de Osvaldo Nico Gonçalves, atual secretário-executivo da Segurança Pública, e Marcello Streifinger, atual secretário de Administração Penitenciária. O governador escolheu o Dr. Nico nesta sexta-feira.
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!