Logo Alerta Jornal
Logo Alerta Jornal
  • Home
  • Tendências
  • Finanças
  • Internacional
  • Brasil
  • Cultura
  • Política
  • Economia
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • Política de Privacidade

Copyright © 2025 Alerta Jornal - Todos os direitos reservados.

  1. Home
  2. BdF
  3. Deputados votam em programa de apoio a vítimas de eventos climáticos no RJ

Deputados votam em programa de apoio a vítimas de eventos climáticos no RJ

A proposta Pedac é de autoria da deputada Verônica Lima, inspirada em uma iniciativa federal, ainda em tramitação.

Por: redacao

15/09/2025 12:55

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro sancionou a Política Estadual dos Deslocados Ambientais e Climáticos (Pedac). A iniciativa, de autoria da deputada Verônica Lima (PT), assegura direitos e proteção a indivíduos e comunidades que são forçados a abandonar seus lares devido a desastres ambientais ou alterações climáticas, incluindo inundações, desmoronamentos, estiagens, queimadas e infrações ambientais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Pedac define orientações para que o governo estadual intervenha na prevenção de riscos, na assistência e na reconstrução da vida dessas populações, garantindo moradia, acesso a serviços essenciais, oportunidades de emprego e inclusão social. O projeto inclui centros de proteção destinados a deslocados climáticos e ambientais e promove a participação da sociedade nas ações de adaptação e redução de impactos.

À Folha de S.Paulo, a deputada ressaltou o caráter inovador da medida. Com a sanção da Pedac, o Rio de Janeiro se posiciona na liderança da proteção socioambiental. Estamos afirmando, de maneira explícita, que nenhuma família afetada por inundações, desmoronamentos ou delitos ambientais será negligenciada. O governo assume a responsabilidade de proteger, evitar e restaurar em parceria com a comunidade.

A proposta foi elaborada com base no projeto de lei 1594/2024, proposto pela deputada federal Erika Hilton (Psol – SP), em parceria com outros 21 deputados de partidos progressistas, que institui uma política federal sobre o tema. O projeto está atualmente em análise na Câmara desde julho de 2024.

A política estadual do Rio de Janeiro, já aprovada, assegura o acesso a medicamentos, atendimento prioritário pelo Sistema Único de Saúde (SUS), agilidade na matrícula em instituições de educação em qualquer nível em caso de transferência e linhas de crédito para projetos de empregabilidade, crédito habitacional para famílias de baixa renda e acesso aos programas de habitação popular, entre outros. Os recursos serão provenientes do Fundo Estadual para Calamidades Públicas (Fecap – Lei 6.994/2015). Adicionalmente, o poder público poderá estabelecer parcerias com entidades públicas e privadas sem fins lucrativos para a implementação dos projetos.

Leia também:

Cadastro Nacional de Saúde será integrado aos dados do Cadastro de Pessoa Física

Cadastro Nacional de Saúde será integrado aos dados do Cadastro de Pessoa Física

Parlamentares brasileiros se encontram com líderes do Sahel em SP: “Combate compartilhado”

Parlamentares brasileiros se encontram com líderes do Sahel em SP: “Combate compartilhado”

Ex-delegado do Departamento de Polícia de SP avalia que é necessário ter capacidade de inteligência policial para o envio de policiais militares à Baixada Santista após ocorrência de homicídios

Ex-delegado do Departamento de Polícia de SP avalia que é necessário ter capacidade de inteligência policial para o envio de policiais militares à Baixada Santista após ocorrência de homicídios

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A política de prevenção de desastres se apoiará em dados da Defesa Civil Estadual (Sedec-RJ), que identificaram as áreas com maior vulnerabilidade a inundações no Estado do Rio de Janeiro, com base em um histórico de ocorrências dos últimos 23 anos. As inundações são os desastres naturais mais frequentes e com maiores prejuízos em escala global. No Estado do Rio de Janeiro, representam quase 70% das declarações de emergência.

A parlamentar afirma que o estudo possibilita reconhecer potenciais riscos e situações críticas para cada mês, considerando a sazonalidade, a fim de sustentar decisões técnicas. O trabalho, desenvolvido pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Defesa Civil (Cepedec) com o apoio do Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden-RJ), estima ainda a população vulnerável a eventos desse tipo em cada período do ano, auxiliando na gestão de desastres e nas ações de prevenção.

Fonte por: Brasil de Fato

Compartilhe este conteúdo:

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
desastres ambientaisPedacprevenção de desastresRio de Janeirovítimas de eventos climáticos
Foto do redacao

Autor(a):

redacao

Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.

Imagem do post

Congresso

Paulinho da Força avalia pena de 2 anos e 4 meses para Bolsonaro em Anistia

10/12/2025 0:52 | 2 min de leitura

● Rock in Rio Card: Ingressos para 2026 Esgotam em Hora!

09/12/2025 23:43 | 1 min de leitura

● Tornado Fatal em Palhoça: Família é Destruída e Deixa Múltiplas Vítimas

10/12/2025 0:06 | 1 min de leitura

● Trump Exalta Ataques a Barcos de Narcotráfico com Operação Expansiva

10/12/2025 0:07 | 1 min de leitura

● Flávio Bolsonaro Pode "Implodir" Eleições, Prevê Especialista em Análise Política

10/12/2025 0:12 | 1 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!