O evento começa às 9h, na Assembleia Legislativa; pessoas interessadas em assistir ou participar devem usar calças compridas.
A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) realizará audiência pública na terça-feira (19) sobre a escola de sargentos e o traçado norte do arco viário metropolitano. Os projetos em andamento podem ter impacto significativo na Área de Proteção Ambiental (APA) Aldeia-Beberibe, que abrange territórios verdes não contínuos de oito municípios pernambucanos. O evento será realizado a partir das 9h, no Auditório Sérgio Guerra, na Rua da União, 397, Boa Vista.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A audiência pública foi convocada pela Comissão de Meio Ambiente, liderada pela deputada estadual Rosa Amorim (PT), e contará com a presença de representantes do Comando Militar do Nordeste (responsável pela escola do Exército), do Governo de Pernambuco (responsável pelo arco metropolitanano), além de ambientalistas, moradores da Área de Proteção Ambiental Aldeia-Beberibe e demais interessados no debate ambiental na região metropolitana do Recife.
Pernambuco manifesta sua oposição ao projeto de lei da “Devastação” e em apoio à Área de Proteção Ambiental Aldeia Beberibe; veja como os parlamentares estaduais votaram.
O objetivo, segundo Amorim, é ouvir as partes, mediar o diálogo e tentar encontrar soluções e acordos. “A região escolhida para essas obras é uma das últimas áreas de Mata Atlântica nativa aqui em Pernambuco. Ela precisa ser preservada. Somos a favor das obras, mas desde que tudo seja construído respeitando o meio ambiente”, diz a deputada.
A Área de Proteção Ambiental Aldeia-Beberibe abrange áreas remanescentes do bioma Mata Atlântica nos territórios de oito municípios pernambucanos: Abreu e Lima (24,4% da APA), Igarassu (22,6%), Recife (16%), Araҫoiaba (11,4%), Paudalho (9,4%), Camaragibe (8%), Paulista (6,2%) e São Lourenço da Mata (2%). A APA compreende a bacia do rio Catucá, que alimenta a barragem de Botafogo, responsável pelo abastecimento de água para cerca de 1 milhão de pessoas no estado de Pernambuco.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A construção da Escola de Sargentos do Exército, iniciativa do Ministério da Defesa desde a gestão Bolsonaro, prossegue no governo Lula. A obra poderá destruir 90 hectares (ou 200 mil árvores) da Mata Atlântica. Ambientalistas preveem impactos na temperatura média na Região Metropolitana do Recife.
Mais uma ameaça é o Arco Metropolitano, rodovia pretendida pelo Governo de Pernambuco desde o governo Eduardo Campos. A obra tem como objetivo ligar o Porto de Suape (na costa sul) ao polo industrial de Goiana (costa norte) para aliviar o tráfego da BR-101. Habitantes de Aldeia relatam que existem vias alternativas para a construção do arco sem necessidade de desmatamento.
Fonte por: Brasil de Fato
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!