Logo Alerta Jornal
Logo Alerta Jornal
  • Home
  • Tendências
  • Finanças
  • Internacional
  • Brasil
  • Cultura
  • Política
  • Economia
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • Política de Privacidade

Copyright © 2025 Alerta Jornal - Todos os direitos reservados.

  1. Home
  2. Política
  3. Deputados criticam carta do governador Ibaneis Rocha a Trump

Deputados criticam carta do governador Ibaneis Rocha a Trump

Deputados criticam a ausência de postura enérgica do governador em relação a declarações equivocadas do presidente americano.

Por: redacao

12/08/2025 18:35

4 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

A carta do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB-DF), ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, nesta terça-feira (12), provocou indignação de parlamentares e moradores da cidade. A reação se deu um dia após Trump classificar Brasília como uma das capitais mais violentas do mundo, utilizando dados falsos e desatualizados sobre homicídios para justificar a intervenção federal na segurança na cidade de Washington D.C.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em declaração realizada na segunda-feira (11), Donald Trump anunciou o envio de 800 membros da Guarda Nacional para a capital norte-americana e utilizou um gráfico para justificar a ação, comparando Washington a cidades como Bogotá, Bagdá, Cidade do Panamá e Brasília. No material apresentado, a taxa de homicídios no Distrito Federal foi apontada como 13 por 100 mil habitantes, número que não corresponde aos dados recentes.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do DF, a taxa de homicídios em Brasília em 2024 foi de 6,9 por 100 mil habitantes. Em 2023, o índice foi de 12,3. Washington D.C., com população significativamente menor, registrou 39,8 homicídios por 100 mil habitantes em 2023 e 27 em 2024. Trump declarou que a capital dos EUA “triplicava” a criminalidade de outras cidades, como Brasília.

Ibaneis Rocha, em carta a Trump, declara que os dados mencionados pelo ex-presidente são imprecisos e não correspondem à situação da capital brasileira. O governador também usou o documento para criticar o governo federal, alegando que a política externa de Lula danifica a reputação do país e gera uma visão negativa no exterior. A resposta gerou revolta entre a oposição no Congresso Nacional.

Para o deputado distrital Gabriel Magno (PT-DF), a atitude de Ibaneis foi “absurda” e vista como um ato de submissão ao ex-presidente americano. Em comunicado, Magno declarou que, em vez de defender Brasília, o governador “fez uma opção política” e se associou a um discurso que considera ofensivo à soberania nacional. O parlamentar ainda criticou o fato de Ibaneis manter em seu governo Anderson Torres, ex-secretário de segurança que é réu por tentativa de golpe de Estado.

Leia também:

Nova Lei endurece penas para crimes sexuais contra vulneráveis e aumenta proteção às vítimas

Nova Lei endurece penas para crimes sexuais contra vulneráveis e aumenta proteção às vítimas

Lula Aprova 99% das Propostas no Congresso e Isenção de Imposto

Lula Aprova 99% das Propostas no Congresso e Isenção de Imposto

STF Julga “Núcleo 2” no Julgamento da Tentativa de Golpe de Estado

STF Julga “Núcleo 2” no Julgamento da Tentativa de Golpe de Estado

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para ele, o ato simbolizou uma demonstração de obediência aos Estados Unidos e uma decisão política de abandonar o Distrito de Columbia e a população para se submeter aos interesses de um ditador. Magno criticou o governador por não defender a capital diante de uma acusação externa infundada e acusou Ibaneis de agir por motivações ideológicas.

O deputado Fábio Félix (Psol-DF), líder do Bloco Psol-PSB, também se manifestou. Ele classificou a carta como “vergonhosa” e disse que Ibaneis tenta transferir a responsabilidade para o governo federal, em vez de reagir de forma contundente à fala de Trump. “Ao contrário do tom oficial adotado pela Secretaria de Segurança, a declaração do presidente dos EUA não tem nada de positivo e precisa ser rejeitada com firmeza”, afirmou.

Félix acrescentou que o governador negligenciou seu papel institucional de proteger a imagem da capital que administra. “É inaceitável que o próprio governador da capital do país não defenda nossa cidade de forma firme e determinada”, concluiu.

Na sessão da câmara legislativa, que ocorreu hoje, o deputado Chico Vigilante (PT-DF) se manifestou sobre as declarações de Trump. Para ele, o presidente americano demonstrou falta de conhecimento sobre a realidade brasileira ao atacar a capital. “Não sabe o que é Brasília e veio falar de violência. Ele tem que respeitar nossa cidade, nosso país, nosso povo”, declarou o parlamentar. Chico ainda reiterou a importância de que as lideranças locais adotem uma postura firme e nacionalista diante de interferências externas.

A declaração de Ibaneis também teve reação negativa no governo federal. A ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, recordou que o Distrito Federal é amplamente financiado por recursos da União, sobretudo na área de segurança pública, com aproximadamente R$ 25 bilhões anuais destinados ao Fundo Constitucional e classificou a carta como “subserviente”.

“Entretanto, se o governador deseja distinguir sua política de segurança como de centro-direita, é importante lembrar que seu ex-secretário Anderson Torres e sete ex-comandantes da PM do Distrito Federal são réus na Ação Penal do golpe por omissão e cumplicidade nos ataques de 8 de janeiro”, ressaltou a ministra.

Até o presente momento, não houve nova manifestação por parte do governo dos Estados Unidos ou de representantes de Lula sobre o conteúdo da carta enviada por Ibaneis Rocha.

Fonte por: Brasil de Fato

Compartilhe este conteúdo:

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
Críticas GovernaturaDistrito FederalDonald TrumpIbaneis RochaSegurança Pública
Foto do redacao

Autor(a):

redacao

Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.

Imagem do post

Pop

Guerreiras do K-Pop: Animação Eleita Melhor Estreia pela Time em 2025

10/12/2025 3:57 | 1 min de leitura

● Governo Chinês lança novo documento com investimentos na América Latina e Caribe

10/12/2025 4:11 | 2 min de leitura

● Paralisação de ônibus em SP: Prefeitura e Sindicato buscam solução para greve

10/12/2025 4:22 | 1 min de leitura

● Câmara aprova PL da Dosimetria: redução de penas para casos 8 de Janeiro

10/12/2025 2:31 | 1 min de leitura

● Zendaya e Robert Pattinson estrela novo filme: "The Drama" chega em abril!

10/12/2025 4:30 | 1 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!