Deputado solicita depoimento de Fabiano Zettel em CPI do INSSO

Depolamento de Fabiano Zettel em CPI do INSSO: PF e STF sob pressão por descumprimento de ordens. Investigação sobre “Golden Boys” avança com foco em Banco Master e Moriah Asset

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Pedido de Convite para Depoimento em Inquérito do INSS

O deputado federal (PT-SP) protocolou um pedido em 24 de novembro de 2025, solicitando que a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) convoque Fabiano Campos Zettel, cunhado de Daniel Vorcaro, para depor no colegiado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O documento, disponibilizado em formato PDF (299 kB), detalha a solicitação.

Investigação em Andamento

O requerimento surge no contexto de uma investigação mais ampla, envolvendo outros pedidos para convidar o cunhado do fundador do Banco Master e outro para quebrar o sigilo bancário e fiscal da empresa Moriah Asset, da qual o empresário é CEO. A justificativa, apresentada no ano passado, se baseava na necessidade de investigar os chamados “Golden Boys”, um grupo que envolveria Vorcaro, Zettel (líder da Igreja Bola de Neve) e André Valadão (líder da Igreja Batista da Lagoinha).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo o deputado, o grupo teria articulado movimentações financeiras suspeitas entre a Igreja da Lagoinha, o Banco Master e o Clava Forte Bank, que podem estar ligadas aos descontos indevidos no INSS.

Fase Avançada da Operação Compliance Zero

A Polícia Federal (PF) está em uma segunda fase da operação, que atingiu o Banco Master. A corporação investiga crimes de organização criminosa, gestão fraudulenta de instituição financeira, manipulação de mercado e lavagem de capitais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

A segunda fase incluiu buscas em endereços ligados a Vorcaro e parentes dele – entre eles, o pai, a irmã e o cunhado. Nelson Tanure também foi alvo das buscas.

Foram cumpridos 42 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo STF (Supremo Tribunal Federal), além de medidas de sequestro e bloqueio de bens e valores que superam R$ 5,7 bilhões.

Decisão do STF e Descumprimento da PF

A defesa de Vorcaro afirma que o banqueiro “tem colaborado integral e continuamente com as autoridades competentes” e que ele “permanece à disposição para prestar esclarecimentos sempre que solicitado, reforçando seu interesse no esclarecimento completo dos fatos e no encerramento célere do inquérito”.

O ministro do STF, Dias Toffoli, relator do inquérito, autorizou a busca e apreensão, reconsiderando um pedido anterior após novas manifestações da PF e da Procuradoria Geral da República.

Toffoli determinou que a PF descumpriu o prazo para a prisão preventiva de Zettel, que tinha uma viagem programada para Dubai. O magistrado criticou a “inércia exclusiva” da PF e a “falta de empenho” no cumprimento da ordem judicial, o que pode prejudicar as provas.

Toffoli ordenou que a PF envie os bens e materiais apreendidos à sede da Corte, “lacrados e acautelados”, e deu 24 horas ao diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues, para justificar o descumprimento da ordem.

Sair da versão mobile