Deputado da Alerj é Detido na Operação Unha e Carne
O deputado estadual Rodrigo Bacellar (União Brasil), que preside a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), teve sua prisão decretada nesta quarta-feira, 3, pela Polícia Federal (PF) como parte da operação Unha e Carne. A ação foi conduzida com o objetivo de investigar supostas irregularidades envolvendo o vazamento de informações confidenciais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A investigação, denominada Operação Zargun, apura a obstrução de investigações relacionadas ao vazamento de dados.
A prisão de Bacellar ocorreu em um contexto de investigações mais amplas. A Operação Zargun está diretamente ligada à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) no âmbito do julgamento da ADPF 635/RJ (ADPF das Favelas). Essa decisão determinou que a Polícia Federal conduzir investigações sobre a atuação de grupos criminosos violentos no estado e suas conexões com agentes públicos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além da prisão de Bacellar, a PF executou oito mandados de busca e apreensão e um mandado de intimação para cumprimento de medidas cautelares diversas. A ação se insere em um contexto de investigações que visam apurar a atuação de grupos criminosos e suas ligações com agentes públicos.
Prisão de TH Jóias e Suspeitas de Lavagem de Dinheiro
Em setembro, a Polícia Federal também prendeu o deputado estadual TH Jóias por suspeita de envolvimento com a facção criminosa Comando Vermelho (CV). A investigação revelou que Jóias utilizava seu mandato para facilitar atividades criminosas, incluindo a compra e venda de drogas, armas e equipamentos antidrones destinados ao Complexo do Alemão, na Zona Norte do Rio de Janeiro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
A apuração das investigações identificou movimentações financeiras suspeitas envolvendo empresas ligadas a Jóias, com alertas emitidos por instituições financeiras. Essas suspeitas reforçam a acusação de lavagem de dinheiro relacionada às atividades do deputado.
Adicionalmente, a investigação apurou que Jóias indicou a esposa para o cargo parlamentar onde ela é atualmente lotada.
