Manifestação em Brasília liderada por deputado do PL-MG reúne estimativa de 18 mil pessoas na Praça do Cruzeiro. Grupo defende fim dos vetos do presidente
Uma manifestação, convocada pelo deputado do PL-MG, ocorreu neste domingo (25 de janeiro de 2026) na Praça do Cruzeiro, em Brasília. Estimativas apontam que cerca de 18 mil pessoas participaram do evento, conforme calculado pelo Monitor do Debate Político da USP/Cebrap em parceria com a ONG More in Common.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A metodologia utilizada incluiu a análise de imagens aéreas processadas por inteligência artificial, com uma margem de erro de 12 pontos percentuais.
Metodologia de Contagem
O cálculo do número de participantes identificou um público entre 15.100 e 20.100 pessoas, com o horário de pico registrado às 15h15. A USP utilizou 24 imagens, capturadas em dois momentos distintos (10h45 e 15h15), selecionando 7 fotos do horário de pico para a análise.
O método P2PNet, desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Chequião (China) e da empresa Tencent, foi aplicado. Essa tecnologia de inteligência artificial identifica automaticamente as cabeças das pessoas nas fotos, garantindo maior precisão em áreas de alta concentração de pessoas.
Detalhes da Manifestação
A “Caminhada pela Liberdade”, iniciada na segunda-feira (19 de janeiro) em Paracatu (MG), partiu de uma localidade próxima à divisa entre Minas Gerais e Goiás. O grupo, que inclui o congressista, defende a derrubada dos vetos do presidente (PT) ao projeto da dosimetria, que poderia reduzir as penas de Bolsonaro e outros condenados pelos eventos do 8 de Janeiro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Durante a caminhada, que durou 7 dias, os participantes receberam acompanhamento de forças de segurança.
Incidentes e Medidas de Segurança
Michelle Bolsonaro e o senador (PL-RJ) apoiaram a iniciativa, mas não participaram do ato final. A ex-primeira-dama participou de um momento de oração com o congressista na manhã do domingo. Em razão da situação, o (Gabinete de Segurança Institucional) adotou medidas de cautela.
A manifestação contou com reforço do policiamento do Distrito Federal. O ministro Alexandre de Moraes, do STF, autorizou a retirada imediata de manifestantes que descumprissem a determinação.
Disponibilidade de Dados
A precisão do cálculo é de 72,9%, com um erro médio absoluto de 12%. O banco de imagens está disponível publicamente, permitindo que qualquer cidadão valide os dados ou realize uma contagem manual.
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!