Deputado Carlos Jordy anuncia CPMI sobre Banco Master com 205 assinaturas. Investigação terá foco em fraudes e conexões político-institucionais.
O deputado Carlos Jordy (PL-RJ), vice-líder da oposição na Câmara, anunciou nesta quarta-feira (31) que atingiu o número mínimo de assinaturas para a criação de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) sobre o caso do Banco Master.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o parlamentar, o requerimento recebeu o apoio de 205 membros do Congresso Nacional.
O total de assinaturas inclui 177 de deputados federais e 28 de senadores. Para que o pedido seja formalmente protocolado, é exigido o apoio de, no mínimo, 171 deputados e 27 senadores. Jordy ressaltou que o objetivo é investigar as fraudes financeiras estimadas em mais de R$ 12 bilhões pela Polícia Federal, além de examinar as “conexões político-institucionais” relacionadas aos fatos.
O parlamentar informou que a apresentação do pedido está prevista para fevereiro, no retorno das atividades legislativas. Ele expressou otimismo em relação ao aumento do número de assinaturas, considerando que é importante ter um amplo apoio para garantir a força da CPMI.
Jordy alertou para a possível pressão do governo para que parlamentares retirem seus apoios ao pedido. Ele acredita que, apesar dessa pressão, a tendência é que o número de assinaturas continue a crescer.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O deputado argumenta que as investigações criminais em curso não são suficientes para abranger todas as dimensões do caso, incluindo as responsabilidades políticas e institucionais, falhas sistêmicas na regulação e supervisão, e os impactos econômicos.
Ele defende a necessidade de aperfeiçoamento legislativo para prevenir casos semelhantes.
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!