Deputada Júlia Zanatta critica desenhos infantis como “Galinha Pintadinha” e “Guardiões da Mansão do Terror”, acusando-os de promoverem ideologias.
A deputada federal (PL-SC) Júlia Zanatta divulgou um vídeo em suas redes sociais, expressando preocupações sobre o desenho infantil “Galinha Pintadinha”. Em seu relato, a parlamentar alega que a série possui um “caráter ideológico” e atua como uma “fábrica de militantes”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Zanatta baseia suas críticas em publicações recentes da Galinha Pintadinha, mencionando uma trend do Instagram com a música “Borboletinha” comparada a uma melodia semelhante ao hino comunista, em tom de brincadeira.
Durante o vídeo, a deputada questiona os fãs: “Você deixaria seu filho assistir a um desenho que defende a transição de gênero, critica o capitalismo e ainda exalta a União Soviética?”. Zanatta argumenta que produções culturais infantis fazem parte de um “plano para atacar a família e enfraquecer valores da sociedade”.
Além da Galinha Pintadinha, a deputada também critica a animação “Guardiões da Mansão do Terror (2022)”. Zanatta destaca que a Netflix produziu um desenho que ensina crianças a questionarem seu sexo, se são meninos ou meninas, os dois sexos existentes.
Na legenda da publicação, Zanatta escreveu: “Crianças pequenas estão sendo expostas a mensagens disfarçadas de diversão e quase ninguém percebe. Pais fiquem atentos! A educação pertence à família, não, a quem usa desenho para fazer propaganda”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O vídeo alcançou mais de 300mil visualizações.
Após a repercussão, Zanatta lançou um novo desenho, chamado “Galinha Armadinha”, no qual a personagem “atira” em figuras como a “coruja da censura”, “Lula cachaceira, que afundou a nação” e o “pavão da mídia, que distorceu a informação”.
A legenda diz: “Galinha Armadinha po po po, no galinheiro dela ninguém vai mandar”.
A deputada conclui: “Quem debocha desse tipo de preocupação ignora o impacto dos esquemas linguísticos e simbólicos transmitidos através do que consumimos – e como isso contribui para a formação do imaginário, que é o ponto de partida para a compreensão da realidade e para a construção do conhecimento”.
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!