Departamento de Estado suspende vistos de imigrantes de países como Brasil

Departamento de Estado suspende vistos de imigrantes, incluindo Brasil, para evitar dependência da assistência social. Medida começa em 21 de janeiro.

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

O Departamento de Estado dos Estados Unidos anunciou, em 14 de janeiro, uma suspensão temporária no processamento de vistos de imigrantes. A medida, que inclui o Brasil, tem como objetivo principal garantir que novos imigrantes não dependam excessivamente da assistência social do governo americano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A informação foi inicialmente divulgada pelo canal Fox News Digital e confirmada posteriormente pela secretária de imprensa, Karoline Leavitt, através de publicação em seu perfil no X (antigo Twitter).

Detalhes da Suspensão

A suspensão, que começará em 21 de janeiro e terá duração indeterminada, se aplica a vistos de imigrantes de 75 países. O Departamento de Estado justifica a decisão com a preocupação de que imigrantes possam “extrair riqueza do povo norte-americano”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A secretária Karoline Leavitt enfatizou que o governo Trump priorizará os interesses dos Estados Unidos.

Tipos de Vistos Afetados

A suspensão abrange tanto vistos não imigrantes quanto imigrantes. Vistos não imigrantes são destinados a viagens temporárias, como atletas em competições, visitantes a negócios e estudantes. Já os vistos imigrantes são para quem busca residência permanente nos EUA, como aqueles que se casam com cidadãos norte-americanos ou que trabalham de forma permanente no país.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

Países Envolvidos

A lista de países afetados pela suspensão inclui Somália, Rússia, Afeganistão, Irã, Iraque, Egito, Nigéria, Tailândia e Iêmen, além do Brasil. A secretária Karoline Leavitt mencionou que “dezenas de países” estão sob essa avaliação, incluindo Haiti, Irã e Eritreia, onde muitos imigrantes se tornam um “encargo público” para os Estados Unidos.

Procedimentos e Reavaliação

O Departamento de Estado instruiu seus funcionários consulares a recusarem vistos de acordo com a legislação vigente, enquanto a pasta reavalia os procedimentos de triagem e verificação. Brasileiros com planos de viagem para turismo ou visitas a familiares e amigos nos EUA precisarão obter o visto B2, que se enquadra na categoria de vistos não imigrante.

Sair da versão mobile