Assentos premium impulsionam resultados da Azul no 3º trimestre, contrabalanceando baixa demanda da classe econômica.
A Delta Air Lines, uma das maiores companhias aéreas dos Estados Unidos, anunciou um lucro líquido de R$ 1,42 bilhão no terceiro trimestre de 2025, representando um aumento de 11% em relação ao ano anterior, conforme base anual. Esse resultado equivale a US$ 2,17 por ação.
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O desempenho positivo da empresa foi impulsionado principalmente pelo segmento de alto padrão, que inclui assentos premium e opções mais espaçosas. A receita desse setor subiu 9% no trimestre, atingindo quase US$ 5,8 bilhões. Em contrapartida, a receita da classe econômica principal apresentou uma queda de 4%, situando-se em torno de US$ 6 bilhões.
A receita ajustada da Delta também cresceu 4% em comparação com o ano anterior, refletindo a estratégia da companhia em atender a uma demanda crescente por viagens de luxo.
Segundo o CEO Ed Bastian, a demanda por viagens premium continua forte, o que contribui para as projeções otimistas da empresa para o restante de 2025 e o próximo ano.
Receita Premium em Crescimento
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O presidente da Delta, Glen Hauenstein, informou à CNBC que a receita das opções mais sofisticadas, como a primeira classe, está em trajetória para superar as vendas da classe econômica principal no próximo ano.
A Delta projeta um lucro ajustado por ação de US$ 6 para o ano completo, dentro do intervalo superior da previsão de US$ 5,25 a US$ 6,25, divulgada em julho de 2025.
A expectativa é que a receita nos últimos três meses do ano cresça até 4%, superando as estimativas de 1,7% de Wall Street, devido ao aumento das tarifas aéreas e à demanda resiliente por viagens de luxo.
“Olhando para 2026, a Delta está bem posicionada para entregar crescimento de receita, expansão de margens e melhoria nos lucros, de forma consistente com nossa estrutura financeira de longo prazo”, afirmou Ed Bastian em comunicado.
A companhia se beneficia de tarifas aéreas elevadas e da procura por viagens de luxo, além de um mercado doméstico mais equilibrado, com menos voos em excesso que impactaram negativamente as tarifas e a receita das companhias aéreas no ano corrente.
A Delta, com sede em Atlanta, foi a primeira das grandes companhias aéreas a divulgar seus resultados neste trimestre, e suas ações subiram mais de 4% na sessão de ontem, 8, refletindo o otimismo do mercado em relação ao desempenho futuro.
Foco na Lucratividade
Para atender ao público de alta renda, a Delta e outras companhias aéreas têm investido na adição de mais assentos premium às suas frotas. Alguns desses assentos são camas totalmente reclináveis, com pufes e telas de alta resolução. A demanda por esses recursos gerou atrasos nas entregas de novas aeronaves, devido à necessidade de aprovação dos reguladores.
Impactos do Shutdown
Com mais de 10 mil voos atrasados nos EUA nesta semana, alguns devido à escassez de controladores de tráfego aéreo, surgiram preocupações sobre as tensões na indústria de aviação do país durante a paralisação do governo federal.
Apesar dos temores, o CEO da Delta afirmou em entrevista que a companhia aérea não observou “nenhum impacto” até agora com a paralisação, mas pediu uma resolução rápida. A paralisação governamental que durou mais de um mês, do final de 2018 ao início de 2019, terminou horas depois que um aumento no número de faltas de controladores de tráfego aéreo interrompeu os voos na região de Nova York.
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