Delegado Osvaldo Nico Gonçalves assume novo cargo na SSP de SP. Ex-secretário-executivo, Nico tem trajetória na Polícia Civil e liderança do GOE e Dope.
O delegado Osvaldo Nico Gonçalves foi designado como o novo secretário da Segurança Pública (SSP) do Estado de São Paulo. O anúncio da posse foi publicado nesta terça-feira no Diário Oficial do Estado. A nomeação ocorre após a exoneração de um anterior, que optou por retornar ao cargo de deputado federal.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O delegado Nico, como é conhecido, possui formação em direito de 1989 e é professor concursado da Academia de Polícia (Acadepol). Ele também possui especialização em Polícia Judiciária. Durante sua trajetória, exerceu funções de delegado-geral, sendo responsável pela criação do Grupo de Operações Especiais (GOE), além de ter liderado o Departamento de Operações Policiais Especializadas (Dope).
Nico afirmou que busca continuar as estratégias de combate ao crime organizado e a redução dos índices criminais. Ele expressou paixão pela área e o desejo de deixar um legado positivo. Guilherme Derrite, que deixava o cargo de secretário, destacou a parceria e os resultados alcançados durante sua gestão.
Com a mudança na liderança da SSP, o cargo de secretário-executivo será assumido pelo coronel Paulo Maurício Maculevicius Ferreira. Ele possui experiência na Polícia Militar e no Corpo de Bombeiros, tendo atuado na Subsecretaria de Gestão Corporativa e na Chefia de Gabinete.
Osvaldo Nico Gonçalves ingressou na Polícia Civil em 1979 como investigador. Entre 1992 e 1992, atuou em diversos departamentos, incluindo Decap, Deic, Garra e DHPP. Após concluir o curso de formação para delegado, em 1992, fundou o primeiro Grupo de Operações Especiais (GOE) da Polícia Civil e tornou-se o primeiro delegado piloto da unidade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ao longo de sua carreira, também atuou na Delegacia de Roubos a Bancos (Deic) e, por 12 anos, foi supervisor do Grupo Especial de Resgate (GER) no Garra, comandando mais de 200 policiais. Criou o Grupo Antibombas, especializado em ocorrências envolvendo ameaças, atentados, roubos e explosivos, além do Grupo de Motos, ambos no Garra.
Em 2019, assumiu a direção do Departamento de Operações Policiais Especializadas (Dope), sendo o primeiro a ocupar o cargo.
Em abril de 2022, foi nomeado Delegado Geral de Polícia, cargo máximo da Polícia Civil do Estado de São Paulo. Desde janeiro de 2023, ele atuava como secretário-executivo da Secretaria da Segurança Pública.
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!