Delegado Marcelo Freitas defende anistia após processo de Eduardo
Deputado aliado a Bolsonaro defende anistia para presos do 8 de Janeiro

Deputado Marcelo Freitas Relator em Processo Contra Eduardo Bolsonaro
O deputado federal Delegado Marcelo Freitas (União Brasil-MG) foi escolhido para ser o relator do processo que tramita no Conselho de Ética da Câmara contra o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), acusado de quebra de decoro parlamentar. A decisão reflete a importância do nome dentro do cenário político nacional.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Freitas e a Lista Tríplice
Freitas foi um dos sorteados na lista tríplice do conselho, juntamente com Duda Salabert (PDT-MG) e Paulo Lemos (PSOL-AP). Segundo aliados do presidente do conselho, o deputado Fábio Schiochet (União Brasil-PR), ele já era o mais cotado entre os três para a relatoria do processo.
Formação e Apoio Político
Doutor em direito, Freitas é ex-delegado federal e presidente do União Brasil de Minas Gerais. O deputado apoiou a candidatura do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tanto em 2018 quanto em 2022. Sua trajetória e alinhamento político são fatores cruciais para a condução do processo.
Relator da Reforma da Previdência
Na Câmara, foi relator da reforma da Previdência na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), em 2019. À época, Freitas integrava a bancada do PSL (Partido Social Liberal) – que era o partido do então presidente Bolsonaro.
Posições e Defesas do Relator
Nas redes sociais, o deputado tem defendido o PL (Projeto de Lei) da Anistia, para conceder o perdão aos presos pelo 8 de Janeiro, quando manifestantes bolsonaristas invadiram e depredaram a sede dos Três Poderes. Em publicações recentes, disse ser favorável ao impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), e contra o PT (Partido dos Trabalhadores).
Leia também:

Motta declara não sentir ‘traição’ após rejeição da PEC da Blindagem

Moraes desbloqueia redes de Carla Zambelli em caso de extradição da Itália

Gilmar critica gestão de Barroso, que condena Bolsonaro no STF
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Propostas Polêmicas
Além do PL da Anistia, Freitas também defende a implementação de um mandato para os ministros da Suprema Corte e a criação de “limites” para as decisões monocráticas (individuais) dos magistrados. O deputado se declara como alguém “contra os abusos cometidos” pelo tribunal.
Processo Contra Eduardo Bolsonaro
Filho do ex-presidente Bolsonaro, Eduardo Bolsonaro corre o risco de perder o seu mandato de deputado federal por ser alvo de representações no Conselho de Ética da Câmara. Embora haja quatro representações contra Eduardo no colegiado, o conselho pautou apenas uma: a que foi apresentada pela bancada do PT.
Defesa do Deputado
O deputado se diz um exilado político e se encontra no país desde o início do ano. Ele afirma que busca sensibilizar o governo de Donald Trump para que aplique sanções contra Alexandre de Moraes, relator das ações que levaram à condenação de Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado.
O PT diz que o congressista tem se dedicado a “difamar instituições do Estado brasileiro, com especial virulência contra o Supremo Tribunal Federal e seus ministros”.
Caso o processo tenha um resultado favorável à cassação, a análise se Eduardo perde ou não o mandato irá para o plenário da Casa. Para cassar mandatos, são necessários os votos de 257 parlamentares (maioria absoluta), em votação aberta.