Delcy Rodríguez e Trump se encontram em Caracas: diálogo histórico busca fim às tensões!

Delcy Rodríguez e Trump se encontram! Diálogo histórico entre Venezuela e EUA surge no Palácio de Miraflores. Laura Dogu também esteve presente.

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

A presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, informou ter realizado conversas telefônicas com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e com o secretário de Estado americano, Marco Rubio. O encontro, ocorrido na terça-feira (3 de fevereiro de 2026), aconteceu no Palácio de Miraflores, em Caracas, e contou com a presença de seu irmão, Jorge Rodríguez, presidente da Assembleia Nacional, e do ministro do Interior, Diosdado Cabello.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A prioridade, segundo Rodríguez, é estabelecer relações baseadas no respeito mútuo e no diálogo construtivo, apesar das divergências existentes entre os dois países.

Essa ligação representa a continuidade de um histórico de contato entre as autoridades venezuelanas e americanas. Em janeiro de 2026, Delcy Rodríguez e Donald Trump já haviam conversado sobre temas como petróleo, minerais, comércio e segurança.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ambos os líderes classificaram o diálogo como positivo em declarações separadas.

A nova chefe da missão diplomática dos Estados Unidos no país, Laura Dogu, também esteve presente na reunião. Dogu assumiu o cargo de encarregada de negócios da Unidade de Assuntos da Venezuela em Caracas, após ter atuado anteriormente como embaixadora dos EUA em Honduras e Nicarágua.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

A missão diplomática americana, que antes operava a partir da Embaixada dos EUA em Bogotá, na Colômbia, busca agora retomar o contato direto com o governo venezuelano.

As relações diplomáticas entre Venezuela e EUA haviam sido interrompidas em fevereiro de 2019, após o reconhecimento do deputado Juan Guaidó como presidente interino do país. A situação política e econômica do país, marcada por acusações de tráfico de drogas e conspiração para narcoterrorismo contra o então presidente Nicolás Maduro, influenciou a retomada do contato diplomático.

Delcy Rodríguez assumiu a Presidência do país com o apoio dos EUA, buscando relações “equilibradas e respeitosas” com os norte-americanos, visando reduzir a influência de Washington sobre o país.

Sair da versão mobile