Tomada de Decisão Empresarial: Navegando em Águas Complexas
Em qualquer empresa, a responsabilidade pela tomada de decisões recai sobre diversos indivíduos. Algumas decisões, como a escolha de um novo local para uma filial ou a definição de alterações nos preços, podem envolver pesquisas aprofundadas, discussões racionais e uma clara identificação de quem detém o poder de decisão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No entanto, outras decisões se baseiam em julgamentos de valor, que podem gerar opiniões fortes e não oferecem soluções simples. Normalmente, não se trata de uma questão de certo ou errado, mas sim de diferentes perspectivas sobre prioridades e valores.
Dicas para Decisões Éticas e Eficazes
A professora clínica de liderança na Kellogg School, enfatiza que o que mais importa são as questões éticas e morais envolvidas. Essas decisões afetam os valores que a empresa defende, a forma como os clientes e funcionários são tratados e a percepção dos membros da equipe sobre a empresa. Como chegar a uma decisão aceitável para todos em situações semelhantes?
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vuckovic apresenta três dicas para tomar decisões éticas e comunicá-las de forma eficaz, mesmo quando não há uma resposta única.
Amplie o Ponto de Vista
Uma estratégia é expandir o ponto de vista, buscando múltiplas perspectivas. Vuckovic sugere sair de um ponto de vista restrito e adotar uma visão panorâmica. Se os líderes conseguirem reformular um tópico controverso, como uma divergência entre ideias ou dilemas clássicos, as partes interessadas podem discutir os pontos de divergência de maneira mais neutra.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
O objetivo é elevar o problema a um nível mais alto na hierarquia, independentemente dos cargos ocupados pelas pessoas, incentivando a colaboração.
Consulte Outras Perspectivas
Em uma situação comum, como a escolha entre um funcionário veterano e um candidato externo, a discussão pode facilmente se tornar uma competição pessoal. No entanto, se o líder focar nas necessidades da empresa, em vez das preferências individuais, a tensão pode ser amenizada. “O líder se depara com um dilema entre a lealdade ao funcionário e a lealdade à empresa”, diz Vuckovic. “Ao tratar a situação como um dilema clássico, as divergências tendem a se dissipar.”
Antecipe Possíveis Reações
Se os tomadores de decisão trabalham em silos, precisam buscar perspectivas externas em toda a empresa. É importante encontrar conselheiros de confiança antes que surjam divergências. Uma vez estabelecidos esses relacionamentos, os líderes podem buscar diferentes pontos de vista sobre como outras pessoas podem reagir à decisão.
Ao considerar diferentes perspectivas, os líderes podem encontrar soluções não enquadradas nos “extremos” da discordância original. “Inicialmente, pensamos em seguir um desses caminhos, mas ao conversar com outras pessoas na empresa, perguntamos se faltava algo”, diz Vuckovic. “É aqui que começamos a buscar soluções mais criativas, guiados pela imaginação moral.”
Lide com o “Resíduo Moral“
É importante reconhecer que, mesmo após um longo debate ou promessas, a decisão final pode estar fora do controle do líder. As tensões que existiam não desaparecem magicamente, e algumas pessoas ficarão insatisfeitas com o resultado. Vuckovic chama esse sentimento persistente de “resíduo moral”.
Os líderes precisam evitar deixar que esse resíduo moral recaia sobre a mesma categoria de pessoas. Além disso, é importante admitir erros de cálculo e assumir a responsabilidade de forma transparente, colocando o bem da empresa em primeiro lugar.
Conclusão: Liderança Baseada em Valores
Ao lidar com decisões complexas e éticas, os líderes que conseguem ter uma visão ampla para envolver construtivamente a equipe, conectar-se com toda a empresa para reduzir pontos cegos e responder com transparência quando cometem erros de cálculo, podem criar de forma constante uma reputação como líderes capazes de lidar com as decisões mais complexas baseadas em valores.
