Logo Alerta Jornal
Logo Alerta Jornal
  • Home
  • Tendências
  • Finanças
  • Internacional
  • Brasil
  • Cultura
  • Política
  • Economia
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • Política de Privacidade

Copyright © 2025 Alerta Jornal - Todos os direitos reservados.

  1. Home
  2. Brasília
  3. Decisão de Moraes autoriza início da segunda semana de julgamento de Bolsonaro e outros sete acusados no caso do 8 de janeiro

Decisão de Moraes autoriza início da segunda semana de julgamento de Bolsonaro e outros sete acusados no caso do 8 de janeiro

O ministro, por ser relator da ação penal, deve proferir um voto extenso e minucioso.

Por: redacao

09/09/2025 5:06

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

A retomada do julgamento da ação penal que investiga a tentativa de golpe de Estado no Brasil (AP 2668), com o voto do ministro Alexandre de Moraes, ocorrerá nesta terça-feira (9) na Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Projeta-se um voto extenso e minucioso, que se estenderá pelas duas sessões designadas para o dia, pela manhã e à tarde. A previsão é que Moraes sustente a condenação dos oito réus no processo penal. Isso ocorre porque, em outras oportunidades, o ministro manifestou convicção quanto à prova dos fatos. No curso do julgamento de admissibilidade da ação penal, o ministro apresentou vídeos que registravam o ataque perpetrado por integrantes do movimento bolsonarista em 8 de janeiro de 2023.

“É um absurdo ouvir pessoas dizendo que não houve violência”, declarou o ministro, durante a exibição do filme. “Essas imagens valem mais que mil palavras”, afirmou o ministro, explicando que, segundo a denúncia, os atos de 8 de janeiro foram precedidos por ações sucessivas do núcleo golpista.

Após o voto do relator, votam os ministros Flávio Dino, Luiz Fux, Carmen Lúcia e Cristiano Zanin, nesta ordem.

Acusados

Na ação, estão presentes o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), os generais Walter Souza Braga Netto, Augusto Heleno e o almirante Almir Garnier, os ex-ministros Anderson Torres (Justiça) e Paulo Sérgio Nogueira (Defesa), o deputado federal e ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) Alexandre Ramagem (PL-RJ), além do ex-ajudante de ordens e tenente-coronel do Exército Mauro Cid, que também é delator no processo.

Leia também:

Estudo Nacional Define Projetos de Mobilidade para o Distrito Federal até 2054

Estudo Nacional Define Projetos de Mobilidade para o Distrito Federal até 2054

Benedita da Silva assume presidência de comissão especial sobre a ‘PEC da Reparação’ para a população negra

Benedita da Silva assume presidência de comissão especial sobre a ‘PEC da Reparação’ para a população negra

Hugo Motta pretende apresentar a ‘PEC da Blindagem’ e a anistia, e deputados progressistas criticam o ‘pacotão da impunidade’

Hugo Motta pretende apresentar a ‘PEC da Blindagem’ e a anistia, e deputados progressistas criticam o ‘pacotão da impunidade’

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para julgar e decidir sobre a culpabilidade ou inocência dos réus, é necessário o voto da maioria simples do plenário, isto é, de pelo menos três dos cinco ministros.

Os oito réus são acusados dos crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça e deterioração de patrimônio tombado. O ex-diretor da Abin e atual deputado federal, Alexandre Ramagem (PL-RJ), teve parte das acusações suspensas por decisão da Câmara dos Deputados.

Ramagem prossegue com as acusações de golpe de Estado, organização criminosa armada e tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito. As demais alegações estão relacionadas aos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023, ocorridos após sua diplomação como deputado federal. Assim, poderá responder por esses crimes somente após o término do mandato parlamentar.

A soma das penas pelos crimes indicados pela Procuradoria-Geral da República pode atingir 43 anos de prisão, levando em conta as penalidades máximas e a ocorrência de agravantes.

Fonte por: Brasil de Fato

Compartilhe este conteúdo:

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
8 de janeiroAcusadosAlexandre MoraesProкуратура Geral da República
Foto do redacao

Autor(a):

redacao

Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.

Imagem do post

Brasileirão

Nordeste em crise: Rebaixamentos e mudanças no futebol brasileiro em 2026

07/12/2025 18:59 | 1 min de leitura

● São Paulo e Copa do Brasil: Palmeiras e Fluminense garantidos na Libertadores

07/12/2025 18:48 | 1 min de leitura

● Flamengo garante título brasileiro de 2025 e classificação na Libertadores

07/12/2025 20:08 | 1 min de leitura

● River Plate perde chance de jogar Libertadores 2026 após derrota do Boca!

07/12/2025 21:10 | 1 min de leitura

● Exército Tailandês e Camboja Trocam Ataques na Fronteira Disputada

08/12/2025 0:42 | 2 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!