Datacenters de IA no Espaço: Elon Musk e a Revolução da Computação Orbital!

Elon Musk e xAI buscam datacenters de IA no espaço! 🚀 A fusão SpaceX e xAI pode revolucionar a computação. Descubra o potencial da órbita para resolver a crise energética da IA e o futuro da computação!

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Datacenters de IA no Espaço: Uma Nova Fronteira

Elon Musk acredita que a melhor maneira de resolver as dificuldades de construir datacenters (centros de processamento de dados) de IA na Terra é movê-los para o espaço sideral. A fusão desta semana entre sua empresa de foguetes SpaceX e sua empresa de inteligência artificial xAI pode ajudar a levá-los até lá. E ele não é o único pensando dessa maneira. “A única solução lógica… é transportar esses esforços que consomem muitos recursos para um local com vasto poder e espaço. Quero dizer, o espaço é chamado de ‘espaço’ por uma razão”, escreveu Musk na segunda-feira (2) ao .

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Potencial do Espaço

O espaço oferece melhor acesso à energia solar, e o ambiente também mantém a tecnologia resfriada e evita a necessidade de ocupar grandes terrenos. Existem claramente desafios técnicos para tornar isso um empreendimento viável, mas eles parecem ser restrições de engenharia em vez de física. O Deutsche Bank Research observou que muitas empresas estavam explorando maneiras de fazer isso funcionar.

Desafios e Custos

Uma análise da Bloomberg News descobriu que áreas próximas a datacenters viram um aumento nos custos de eletricidade de até 267% em comparação com cinco anos atrás. É difícil determinar um número exato para o aumento do custo elétrico para os consumidores devido à falta de informações públicas sobre o uso dos centros de dados, mas é claro que os consumidores estão pagando mais devido às demandas de energia da IA. À medida que a demanda aumenta com o fornecimento limitado, o custo para os consumidores nesses mercados também tende a aumentar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Reações e Perspectivas

Sam Altman, CEO da OpenAI, no ano passado considerou comprar a empresa de foguetes Stoke Space para colocar centros de dados em órbita, de acordo com o Wall Street Journal. Philip Johnston, cofundador e CEO da Starcloud, previu que, dentro de 10 anos, todos os novos datacenters de IA estarão em órbita, o que também poderia resolver a crescente demanda por poder computacional.

O Futuro da Computação de IA

O custo de lançamento de satélites ao espaço está diminuindo justamente quando os custos de construção e operação de centros de dados de IA na Terra estão aumentando. Dois ou três anos pode ser um exagero, mas eu acreditaria que em três a cinco anos, seria mais confortavelmente uma implantação regular para centros de dados de IA serem capazes de fazer esse processamento no espaço.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

Sair da versão mobile