Elon Musk e xAI buscam datacenters de IA no espaço! 🚀 A fusão SpaceX e xAI pode revolucionar a computação. Descubra o potencial da órbita para resolver a crise energética da IA e o futuro da computação!
Elon Musk acredita que a melhor maneira de resolver as dificuldades de construir datacenters (centros de processamento de dados) de IA na Terra é movê-los para o espaço sideral. A fusão desta semana entre sua empresa de foguetes SpaceX e sua empresa de inteligência artificial xAI pode ajudar a levá-los até lá. E ele não é o único pensando dessa maneira. “A única solução lógica… é transportar esses esforços que consomem muitos recursos para um local com vasto poder e espaço. Quero dizer, o espaço é chamado de ‘espaço’ por uma razão”, escreveu Musk na segunda-feira (2) ao .
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O espaço oferece melhor acesso à energia solar, e o ambiente também mantém a tecnologia resfriada e evita a necessidade de ocupar grandes terrenos. Existem claramente desafios técnicos para tornar isso um empreendimento viável, mas eles parecem ser restrições de engenharia em vez de física. O Deutsche Bank Research observou que muitas empresas estavam explorando maneiras de fazer isso funcionar.
Uma análise da Bloomberg News descobriu que áreas próximas a datacenters viram um aumento nos custos de eletricidade de até 267% em comparação com cinco anos atrás. É difícil determinar um número exato para o aumento do custo elétrico para os consumidores devido à falta de informações públicas sobre o uso dos centros de dados, mas é claro que os consumidores estão pagando mais devido às demandas de energia da IA. À medida que a demanda aumenta com o fornecimento limitado, o custo para os consumidores nesses mercados também tende a aumentar.
Sam Altman, CEO da OpenAI, no ano passado considerou comprar a empresa de foguetes Stoke Space para colocar centros de dados em órbita, de acordo com o Wall Street Journal. Philip Johnston, cofundador e CEO da Starcloud, previu que, dentro de 10 anos, todos os novos datacenters de IA estarão em órbita, o que também poderia resolver a crescente demanda por poder computacional.
O custo de lançamento de satélites ao espaço está diminuindo justamente quando os custos de construção e operação de centros de dados de IA na Terra estão aumentando. Dois ou três anos pode ser um exagero, mas eu acreditaria que em três a cinco anos, seria mais confortavelmente uma implantação regular para centros de dados de IA serem capazes de fazer esse processamento no espaço.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!