Danone recolhe lotes de Aptamil na Alemanha após alerta de contaminação

Danone recolhe lotes de Aptamil na Alemanha após alerta de contaminação por toxina. Investigação global aponta para origem na China.

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

A Danone iniciou a recolha de pelo menos três lotes da fórmula infantil Aptamil na Alemanha. A ação foi comunicada a um distribuidor atacadista em 29 de julho. A empresa francesa está lidando com um alerta de contaminação, que teve origem em produtos da Nestlé.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Detalhes da Solicitação de Recolhimento

A solicitação de recolhimento, datada de 26 de janeiro, direcionou-se ao distribuidor Alliance Healthcare. A Danone Alemanha solicitou o recolhimento de lotes produzidos entre maio e agosto de 2025. A empresa acredita que o distribuidor possui pouco ou nenhum estoque restante, considerando as recentes entregas de novos produtos.

Preocupações com a Contaminação

A preocupação inicial com a contaminação surgiu em dezembro, intensificando-se em janeiro com produtos da Nestlé, BeBA e NAN. A suspeita é de contaminação com a toxina cereulida, que pode causar náuseas e vômitos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Impacto Global e Investigações

Os recolhimentos afetaram dezenas de países e se estenderam a outras produtoras, como Lactalis e Vitagermine, com potencial de perdas superiores a US$ 1 bilhão. Investigadores franceses estão analisando possíveis ligações entre a cereulida e a morte de dois bebês.

Ações Regulatórias e Origem da Toxina

O Escritório Federal de Proteção ao Consumidor e Segurança Alimentar da Alemanha informou a recolhimento de lotes da Danone. A decisão oficial de recolhimento depende da comprovação do alcance dos produtos aos consumidores. A cereulida, produzida pela bactéria Bacillus cereus, foi detectada em um ingrediente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

O Ministério da Agricultura da França aponta a China como origem da toxina, enquanto a Autoridade de Segurança Alimentar da Irlanda identificou a presença da cereulida em óleo de ácido araquidônico fabricado na China.

Sair da versão mobile