Danone recolhe fórmulas infantis globalmente após alerta de cereulida. Ação preventiva surge após contaminação em óleo de ácido araquidônico da China
A Danone anunciou, nesta sexta-feira (23), o recolhimento de lotes específicos de fórmulas infantis em mercados selecionados, em resposta a um alerta de contaminação por cereulida. A situação, que inicialmente surgiu com produtos da Nestlé, tem afetado diversas empresas do setor global, incluindo a Danone, Nestlé e Lactalis, levando a recolhimentos preventivos em larga escala.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A empresa francesa explicou que o recolhimento se deve à atualização das diretrizes de segurança alimentar de vários países. A Danone ressaltou que os produtos em questão permanecem seguros para consumo, mas optou por uma medida preventiva diante da identificação da toxina.
A contaminação foi detectada em um ingrediente utilizado em fórmulas infantis, o óleo de ácido araquidônico, originário da China. A empresa responsável pela fabricação do ingrediente informou que os produtos finais, fabricados na Irlanda e exportados para a União Europeia, Reino Unido e outros países, estão sendo recolhidos.
A Autoridade de Segurança Alimentar da Irlanda (FSAI) confirmou a presença de cereulida nos produtos. Paralelamente, investigadores franceses estão analisando o caso de duas mortes de bebês associadas ao consumo de fórmulas infantis que haviam sido objeto de recolhimento preventivo no início do mês.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!