Daniela Bortman, ex-estudante de medicina, é head de medicina ocupacional na Bayer após superar tetraplégia. Descubra sua trajetória inspiradora!
Daniela Bortman, filha de profissionais da saúde, sempre almejou seguir a carreira médica. Contudo, um acidente durante a faculdade, aos 23 anos, a deixou tetraplégica, ameaçando sua vida e futuro profissional. Segundo relatos, a universidade impôs restrições, com o reitor alegando a inexistência de um modelo médico como o dela.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Após uma ação judicial, Daniela conseguiu as condições necessárias para concluir o curso. Atualmente, é head de medicina ocupacional na Bayer no Brasil, destacando-se como uma das poucas executivas com deficiência em cargos de alta liderança no país, representando apenas 0,2% do total, conforme dados de 2024.
O estudo analisou 1.100 grandes empresas brasileiras, revelando que mulheres com deficiência representam apenas 0,4% dos profissionais em conselhos de administração. Carolina Ignarra, CEO e cofundadora da consultoria Talento Incluir, destaca a escassez de CEOs com deficiência em grandes empresas no Brasil, especialmente mulheres.
Daniela Sagaz, head de diversidade, equidade e inclusão na Mondelez Brasil, compartilha sua jornada como mulher com deficiência física no braço, enfatizando a importância de inspirar as próximas gerações. Ela acredita que a presença de pessoas com deficiência em cargos de liderança não deve ser apenas para cumprir cotas, mas sim pela competência e resultados entregues.
Katia Regina, diretora de remuneração e benefícios da Nestlé na América Latina, também é uma figura pioneira. Após se tornar paraplégica, ela assume a missão de impulsionar outras mulheres com deficiência para a liderança, relembrando sua trajetória desde estagiária na fábrica da Nestlé até sua posição atual.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Isa Meirelles, líder de estratégia de comunicação interna do Google Brasil, enfrenta desafios com glaucoma congênito, que impactou suas escolhas de carreira. Ela desenvolve habilidades de comunicação, buscando tornar a comunicação e o mercado de trabalho mais acessíveis para pessoas com deficiência.
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!