Justiça Mantém Prisão de Daniel Vorcaro em Caso de Fraudes Financeiras
A Justiça Federal em Brasília determinou a manutenção da prisão do banqueiro Daniel Vorcaro, um dos sócios do Banco Master. A decisão, proferida nesta quinta-feira (20.nov) pela juíza Solange Salgado da Silva, do TRF (Tribunal Regional Federal) da 1ª Região, ocorreu após a tentativa frustrada de Vorcaro embarcar para o exterior em seu jatinho particular no Aeroporto de Guarulhos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A ordem judicial visa preservar a ordem pública e desarticular a organização criminosa investigada. A magistrada considerou que o caso envolve um grupo com estrutura sólida, estabilidade e poderio econômico, dedicado à prática de delitos financeiros, com envolvimento dos gestores do Banco Master em esquemas complexos.
A investigação, parte da Operação Compliance Zero deflagrada pela Polícia Federal, apura a concessão de créditos falsos pelo Banco Master, incluindo a tentativa de compra da instituição financeira pelo Banco Regional de Brasília (BRB). Estima-se que o prejuízo causado pelas fraudes possa chegar a R$ 17 bilhões.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A investigação revelou um esquema de cessão irregular de carteiras de crédito entre o Banco Master e o Banco de Brasília, envolvendo valores significativos. Há indícios de manipulação de ativos e utilização de empresas de prateleira para simular a origem de créditos inexistentes ou de má qualidade.
Após a decisão judicial, os advogados de Daniel Vorcaro negaram que o banqueiro tenha tentado deixar o país, afirmando que ele permaneceu à disposição para colaborar com as investigações. O Banco de Brasília informou que contratará uma auditoria externa para apurar os fatos e verificar possíveis falhas de governança ou nos controles internos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
