Daniel Vorcaro, CEO do Banco Master, é preso na Operação Compliance Zero. PF investiga suspeitas de falsificação de carteiras de crédito.
Daniel Vorcaro, proprietário do Banco Master, foi preso pela Polícia Federal (PF) na terça-feira, 18, em São Paulo, como parte da Operação Compliance Zero. A ação investiga suspeitas de que o banco estivesse envolvido na fabricação de carteiras de crédito falsas e na venda de ativos inexistentes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A informação foi apresentada pelo analista de Economia da CNN, Fernando Nakagawa, no programa CNN Novo Dia.
Segundo Nakagawa, a estratégia do Banco Master, conhecida por sua abordagem agressiva na captação de recursos, envolvia a oferta de títulos com retornos superiores aos praticados por outras instituições financeiras. O analista ressaltou que, na economia, investimentos com promessas de altos rendimentos geralmente acompanham riscos maiores.
O analista explicou o esquema com um exemplo hipotético: “Imagine que tenho o banco Nakagawa, que emprestou dinheiro para mil pessoas comprarem carro. Pego essas operações, que vão gerar receita para o meu banco nos próximos cinco, dez anos, e faço a conta de que tenho 100 milhões de reais para receber ao longo deste período”.
“Com isso, eu negocio esta carteira. Procuro uma outra instituição financeira e ofereço esta carteira por 50 milhões. Recebo menos hoje, um deságio, mas tenho dinheiro agora para fazer novas operações de crédito. Esta é uma operação lícita, totalmente regulada, muitos bancos fazem, é normal”, completou o analista.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As investigações da Polícia Federal indicam que o Banco Master estava comercializando carteiras de crédito inexistentes. “O banco está sendo acusado de vender algo que não existe”, afirmou Nakagawa.
Para os clientes que possuem investimentos no Banco Master, a CNN orienta para manter a calma. O banco oferece proteção de até R$ 250 mil por CPF. O Banco Central e demais órgãos reguladores estão monitorando a situação e devem conduzir o processo de liquidação extrajudicial da instituição.
É importante ressaltar que os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são produzidos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNN.
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!