Daniel Castilho de Oliveira: empatia transforma liderança no Santander

Daniel Castilho de Oliveira, Head do Santander Family Office, compartilha aprendizados que transformaram sua liderança.

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Daniel Castilho de Oliveira: Trajetória e Impacto no Mundo Financeiro

Com uma extensa experiência de mais de 20 anos no setor financeiro, Daniel Castilho de Oliveira construiu uma carreira sólida em Wealth Management e Corporate Banking. Atualmente, ocupa o cargo de Head do Santander Family Office, responsável pela estratégia de gestão patrimonial e pelo relacionamento com clientes de alta renda.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sua trajetória profissional começou com formação na FECAP e inclui passagens pelo Bradesco e Banco Real, consolidando sua experiência no Santander, onde já assumiu posições de liderança em áreas de corporate banking e investimentos.

Um Encontro com o Na Prática

A relação de Daniel com o programa Na Prática remonta à sua graduação em 2006, quando recebeu uma bolsa para suporte financeiro. “Foi super importante para mim”, relembra. Ao longo dos anos, acompanhou o Na Prática, identificando seu valor. “Achei que fazia muito sentido para o meu momento de carreira.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Queria recapitular muita coisa que eu já tinha visto de forma prática e conectar com fundamentos teóricos”, explica.

Aprendizado e Transformação

Em 2017, Daniel iniciou a liderança de equipes, percebendo a necessidade de uma base estruturada em gestão de pessoas. “Nunca tinha olhado para liderança sob uma ótica acadêmica tão profunda”, diz. Uma experiência marcante foi uma atividade sobre resolução de conflitos, onde cometeu erros que se repetiam em seu dia a dia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

Essa vivência o levou a repensar atitudes e ampliar a escuta.

O Salto: Aprendizado em Movimento

Durante o programa, Daniel participou do Salto, etapa prática que propunha a realização de um projeto pessoal. Inicialmente, seu objetivo era fazer uma palestra sobre educação financeira em uma escola pública, mas mudou de área após o primeiro módulo. “Decidi que meu Salto seria não perder nenhum cliente e nenhum funcionário nos primeiros 90 dias no novo cargo.

E deu certo: ganhei um cliente e não perdi ninguém da equipe”.

Nova Perspectiva sobre Talentos

Daniel destaca a mudança de perspectiva sobre talentos. “Antes eu olhava gente boa sob o aspecto de foto. A experiência me trouxe a visão de filme, de delta, ou seja, de onde a pessoa saiu até onde chegou”. Esse conceito o ajudou a valorizar sua própria trajetória. “Eu estudei em escola pública e fiz uma boa faculdade no Brasil.

Quando passei a olhar meu próprio delta, pacifiquei muita coisa na minha cabeça e mudei por completo a forma como seleciono pessoas”.

Construindo Relações Profundas

Daniel também adotou práticas para criar conexões mais profundas com os colaboradores. Uma dinâmica sobre vulnerabilidade, aplicada após o segundo módulo do programa, mudou a relação entre alguns membros da equipe que trabalhavam juntos há três anos e ainda não se conheciam verdadeiramente.

Hoje, Daniel aplica no dia a dia o que aprendeu sobre construir relações mais profundas e eficazes com o time. “Aprendi a criar relações mais profundas de forma acelerada. Essa técnica eu uso até hoje, e continua fazendo toda a diferença”.

Sair da versão mobile