A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) divulgou uma lista de igrejas e líderes evangélicos que estão sob investigação pela Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que apura denúncias de fraudes envolvendo o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A iniciativa ocorreu em resposta a um pedido público do pastor Fabiano Campos Zettel.
O pastor Fabiano Campos Zettel, em um vídeo publicado nas redes sociais, solicitou à senadora que apresentasse nomes e provas, após Damares ter mencionado, em entrevista ao SBT News, que “grandes igrejas” e pastores estariam envolvidos em esquemas de descontos indevidos em benefícios de aposentados e pensionistas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em sua justificativa, a senadora Damares Alves afirmou que os requerimentos apresentados à CPMI se baseiam em documentos oficiais, incluindo Relatórios de Inteligência Financeira (RIF) e dados da . Ela expressou “desconforto e tristeza” em relação à possível participação de instituições religiosas nas fraudes, mas ressaltou que a CPMI tem o dever constitucional de apurar os fatos com imparcialidade.
A lista divulgada pela senadora inclui nomes como Fabiano Campos Zettel, empresário e líder religioso, e seu cunhado, proprietário do Banco Master. O senador Rogério Correia (PT-MG), autor do pedido de oitiva de Zettel, argumenta que a oitiva é essencial para esclarecer sua proximidade com os envolvidos e a suposta participação do grupo “Golden Boys” em instituições religiosas e financeiras.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Outros nomes de destaque na lista são o pastor André Machado Valadão, com pedidos de convocação para depoimento e transferência de sigilo, e Cesar Belucci do Nascimento, Péricles Albino Gonçalves e André Fernandes, todos com convites para comparecer à CPMI.
A senadora informou que alguns requerimentos já foram aprovados pela comissão, enquanto outros aguardam análise dos parlamentares.
