Dália anuncia campanha de prevenção ao câncer de mama e colo de útero

Ministra das Mulheres ressalta papel crucial do SUS na prevenção do câncer de mama e colo de útero, além de promover ações de cuidado para a população idosa.

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Prevenção e Diagnóstico Precoce no Câncer de Mama e Colo de Útero

A ministra das Mulheres, Marcia Lopes, enfatizou a importância da prevenção, diagnóstico precoce e tratamento adequado para os cânceres de mama e colo de útero durante a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, realizada em Brasília. A mensagem central da campanha do Outubro Rosa ressalta o papel fundamental do Sistema Único de Saúde (SUS) nesse processo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Dados e Recomendações do Inca

O Instituto Nacional de Câncer (Inca) aponta o câncer de mama como a principal causa de mortalidade por câncer em mulheres no Brasil. Estima-se que, para o triênio de 2023 a 2025, 73.610 novos casos de câncer de mama serão diagnosticados anualmente, com um risco estimado de 66,54 casos por 100 mil mulheres.

Prevenção do Câncer de Mama

A primeira orientação do Inca é a observação e palpação das mamas, sempre que confortável, e o rastreamento por meio da mamografia. A detecção precoce, combinada com tratamento adequado, aumenta significativamente as chances de sucesso para as pacientes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Prevenção do Câncer do Colo de Útero

O câncer do colo de útero está associado à infecção persistente por subtipos oncogênicos do vírus HPV. A principal forma de prevenção é a vacinação contra este vírus, recomendada para meninas e meninos com idade de 9 a 14 anos, com dose única. A detecção precoce do câncer do colo de útero é feita pelo exame citopatológico do colo do útero (Papanicolau) a cada três anos, para mulheres entre 25 e 64 anos.

Dia Internacional das Pessoas Idosas

Durante a conferência, também foi celebrado o Dia Internacional das Pessoas Idosas, com 32,1 milhões de mulheres (55,7% da população idosa no Brasil). A ministra reforça a importância do cuidado com essa parcela da população, reconhecendo as desigualdades e exclusões que frequentemente afetam as mulheres idosas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

Compromisso do Governo

O Ministério das Mulheres, em parceria com o SUS e outros ministérios, busca ampliar o acesso das mulheres às políticas de prevenção e garantir que a informação chegue em linguagem acessível. A ministra enfatiza que cuidar das mulheres em todas as fases da vida é um compromisso do Estado e da sociedade, visando um Brasil mais justo e com dignidade para todos.

Sair da versão mobile