Logo Alerta Jornal
Logo Alerta Jornal
  • Home
  • Tendências
  • Finanças
  • Internacional
  • Brasil
  • Cultura
  • Política
  • Economia
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • Política de Privacidade

Copyright © 2025 Alerta Jornal - Todos os direitos reservados.

  1. Home
  2. Internacional
  3. Cúpula Global Urge Governança da IA com Críticas ao Domínio Americano em 2026

Cúpula Global Urge Governança da IA com Críticas ao Domínio Americano em 2026

Nova Delhi: Cúpula global debate IA com Lula e líderes de 21 países! 🚨 Discutem controle de algoritmos e futuro da tecnologia. #InteligênciaArtificial #ONU

Por: redacao

19/02/2026 21:25

3 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Em Nova Délhi, Índia, líderes de 21 países se reuniram nesta quinta-feira (19 de fevereiro de 2026) para um encontro crucial sobre o impacto da inteligência artificial. A cúpula contou com a participação de apenas um representante do G7 e dez do G20, com seis provenientes da União Europeia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo uma ONG americana, 15 dos países participantes são considerados “livres”, quatro “parcialmente livres” e dois “não livres” em termos de desenvolvimento de IA.

Participantes e Temas Centrais

O encontro reuniu o presidente (PT) e chefes de estado de nações como França, Índia, Holanda e Espanha, além do Secretário-Geral da ONU e executivos de empresas de destaque como Google, OpenAI, Anthropic, Nvidia e DeepMind. As discussões giraram em torno da crescente desigualdade no controle dos algoritmos e da necessidade de uma governança global para lidar com os riscos e impactos da tecnologia.

Lula defendeu a criação de mecanismos de coordenação internacional, visando estabelecer padrões para a segurança e o uso da IA. Em seu discurso, enfatizou que “quando poucos controlam os algoritmos e as infraestruturas digitais, não estamos falando de inovação, mas de dominação”.

A Proposta de António Guterres

António Guterres, Secretário-Geral da ONU, também reforçou a importância de evitar que o futuro da IA seja decidido apenas por alguns países ou por indivíduos com grande poder financeiro. Ele ressaltou que a tecnologia só trará benefícios reais ao mundo quando estiver acessível a todos.

Leia também:

Yoon Suk Yeol: Condenação à Prisão Perpétua em Crônica Insustentável!

Yoon Suk Yeol: Condenação à Prisão Perpétua em Crônica Insustentável!

Refugiados Legalizados nos EUA em Risco: Nova Política do Governo Causa Alerta

Refugiados Legalizados nos EUA em Risco: Nova Política do Governo Causa Alerta

Andrew em Dificuldade: Detenção e Escândalo Epstein Turbinam Investigações Reais

Andrew em Dificuldade: Detenção e Escândalo Epstein Turbinam Investigações Reais

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Papel da Índia e do “Sul Global”

O primeiro-ministro indiano, anfitrião do evento, criticou o domínio das grandes empresas norte-americanas no setor de IA e defendeu a abertura dos códigos dos modelos de inteligência generativa, para que qualquer pessoa possa visualizá-los, estudá-los ou modificá-los.

Ele argumentou que “devemos impedir um monopólio da IA”.

O governo brasileiro, liderado por Lula, busca trazer os países do chamado “Sul Global” para o centro das discussões sobre IA, buscando evitar que a história se repita com o acesso desigual à energia nuclear, onde países ricos criaram um “clube dos responsáveis” e deixaram os países pobres à margem do desenvolvimento tecnológico.

O “Processo de Bletchley” e a Participação Brasileira

O evento faz parte do “Processo de Bletchley”, uma série anual de reuniões intergovernamentais sobre governança, segurança e cooperação global em IA, que começou no Reino Unido em 2023, passou pela Coreia do Sul em 2024 e pela França em 2025.

A Índia é a primeira nação do Sul Global a sediar o encontro, um fato que o governo brasileiro destaca como simbolicamente relevante, tendo o Brasil participado apenas em nível técnico nas edições anteriores.

Reunião com o Google

Durante a cúpula, Lula se reuniu com o CEO do Google, Sundar Pichai, em uma publicação nas redes sociais, o presidente afirmou que a gigante de tecnologia “reafirmou o compromisso de aprofundar a parceria com o governo brasileiro e ampliar as ações com o setor privado do país”.

Segundo Lula, Pichai solicitou a reunião e “ressaltou a importância do Brasil para o Google”. Eles trataram dos “investimentos que a empresa tem feito no país, da abertura no Centro de Engenharia em São Paulo e das ações de infraestrutura e parcerias com o setor público”.

O presidente escreveu também que o governo brasileiro apresentou sua visão para a IA e as iniciativas em serviços públicos digitais, bem como o plano de atração de investimentos em data centers.

Compartilhe este conteúdo:

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
BletchleyGovernança Da IaSul Global
Foto do redacao

Autor(a):

redacao

Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.

Imagem do post

Infra

BNDES Aprovado em Financiamento Recorde para Companhia Brasileira de Alumínio!

19/02/2026 16:41 | 2 min de leitura

● Forbes Revela: As 50 Fintechs Mais Resilientes de 2026 Dominam o Cenário!

19/02/2026 16:44 | 2 min de leitura

● Dólar Cai e Tensão EUA-Irã Impulsiona Petróleo – O que esperar do Real?

19/02/2026 17:30 | 2 min de leitura

● Milena Elimina no BBB26: Crase Fatal Causa Polêmica e Eliminação Surpreendente!

19/02/2026 18:03 | 2 min de leitura

● Cláudio Castro em Julgamento Urgente: TSE Decide sobre Cassação do Governador!

19/02/2026 17:32 | 1 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!