Cúpula da COP30 em Belém reunirá 143 delegações internacionais. Chefes de Estado e governo, incluindo Brasil, Indonésia, esperam participar. Foco em TFFF e Acordo de Paris
A Cúpula de Líderes da COP30, programada para os dias 6 e 7, reunirá em Belém 143 delegações. A expectativa é de que 57 chefes de Estado ou governo participem das negociações da conferência sobre o clima. O Itamaraty ainda não divulgou a lista completa dos chefes de Estado confirmados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo o secretário de clima do Itamaraty, embaixador Maurício Lyrio, a cúpula preverá dois dias de manifestações, com a participação dos países. As atividades devem se estender até a noite do dia 7. A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, ressaltou que o objetivo da cúpula é fornecer o direcionamento para os negociadores de cada nação.
A organização da COP30, que ocorrerá entre 10 e 21 de novembro em Belém, enfrentou desafios devido ao alto custo das hospedagens, o que levou algumas delegações a reconsiderarem sua participação. No entanto, nas últimas semanas houve um avanço nas confirmações de presença.
Até o momento, 149 delegações já garantiram suas acomodações para a conferência, enquanto 37 países ainda estão em negociação.
Um dos pontos centrais da agenda da cúpula é um almoço, no dia 6, sobre o Fundo Florestas para Sempre (TFFF). O governo brasileiro espera receber adesões e investimentos nesse mecanismo financeiro, que visa remunerar investidores e financiar a conservação de florestas tropicais em pelo menos 70 países.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O governo brasileiro já anunciou uma doação de US$1 bilhão para o TFFF, e a Indonésia prometeu o mesmo valor.
Além do almoço sobre o TFFF, a agenda da cúpula inclui plenárias paralelas sobre oceanos e florestas, transição energética e os 10 anos do Acordo de Paris, incluindo as Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs) e financiamento.
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!