Ex-Presidente da Argentina se Recupera Após Cirurgia de Apendicite
A ex-presidente da Argentina, Cristina Fernández de Kirchner, está em recuperação neste domingo (21 de dezembro de 2025) após uma cirurgia de apendicite realizada no sábado (20 de dezembro de 2025) em Buenos Aires. Segundo informações obtidas por fontes médicas, ao ser admitida no hospital localizado no bairro da Recoleta, os médicos diagnosticaram a ex-presidente com “apendicite com peritonite localizada” e a operaram em seguida.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Não houve complicações pós-operatórias, embora ainda não haja previsão de alta. A cirurgia foi realizada por via laparoscópica. O hospital confirmou o diagnóstico e a condução da operação.
Histórico de Internações
Esta foi a primeira vez que a ex-presidente deixou sua residência desde o 18 de junho, data em que o 2º Tribunal Federal Oral da Argentina determinou que ela cumprisse sua pena de seis anos em regime de prisão domiciliar. A decisão ocorreu após o diagnóstico de dores abdominais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ao longo das últimas décadas, Fernández de Kirchner já enfrentou outros problemas de saúde. Em 2012, submeteu-se a uma retirada da glândula tireoide. Em 2013, foi internada devido a um hematoma na cabeça. Em 2021, passou por uma cirurgia para tratar um pólipo uterino.
Caso de Desvio de Fundos Públicos
Paralelamente à sua recuperação, a ex-presidente enfrenta um processo judicial relacionado a um caso de desvio de fundos públicos. A Suprema Corte de Justiça da Argentina ordenou a prisão de Fernández de Kirchner em 10 de junho, após a descoberta de um esquema que envolveu o direcionamento de recursos públicos para licitações vencidas por um amigo e sócio da família Kirchner, destinados à construção de estradas na Patagônia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
O esquema resultou em perdas de aproximadamente US$ 1 bilhão para o governo argentino.
Apesar de permanecer em regime de prisão domiciliar, a ex-presidente manteve uma agenda política ativa, recebendo visitas de líderes políticos e ex-presidentes.
