Logo Alerta Jornal
Logo Alerta Jornal
  • Home
  • Tendências
  • Finanças
  • Internacional
  • Brasil
  • Cultura
  • Política
  • Economia
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • Política de Privacidade

Copyright © 2025 Alerta Jornal - Todos os direitos reservados.

  1. Home
  2. Educação
  3. Crianças usam IA para estudar e lidar com emoções, aponta pesquisa

Crianças usam IA para estudar e lidar com emoções, aponta pesquisa

Cetic.br aponta queda no acesso à Internet em escolas e aumento da exposição a publicidade online.

Por: redacao

22/10/2025 14:52

3 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Uso de Inteligência Artificial por Crianças e Adolescentes no Brasil

Quase dois terços dos usuários de Internet brasileiros, com idades entre nove e 17 anos, já incorporaram ferramentas de inteligência artificial (IA) generativa em suas rotinas. Essa constatação é um dos destaques da 12ª edição da pesquisa TIC Kids Online Brasil 2025, lançada nesta quarta-feira pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e realizada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), departamento do NIC.br.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Principais Descobertas da Pesquisa

A pesquisa revela que 59% das crianças e dos adolescentes nessa faixa etária recorrem à tecnologia para realizar pesquisas escolares ou estudar. Outros usos incluem a procura por informações (42%), a criação de conteúdo, como textos e imagens (21%), e, até mesmo, conversas sobre problemas pessoais ou emoções (10%).

Crescimento do Uso da IA com a Idade

O uso da IA generativa cresce com a idade. Entre os adolescentes de 15 a 17 anos, a presença dessas ferramentas é significativamente maior do que entre crianças de 9 a 10 anos, variando de 68% para estudos (contra 37% dos mais novos) a 12% para conversas sobre questões pessoais (contra 4%).

Acesso à Internet e Plataformas Digitais

A pesquisa também revela que o WhatsApp é a plataforma digital acessada com maior frequência (“várias vezes ao dia”) por 53% dos usuários de 9 a 17 anos, seguido de perto por YouTube (48%), Instagram (48%) e TikTok (46%). Quase a totalidade (99%) dos jovens de 15 a 17 anos possui perfil em, ao menos, uma plataforma investigada.

Exposição a Conteúdo Mercadológico

Em relação a atividades multimídia, pela primeira vez a pesquisa investigou os tipos de vídeos mais assistidos: 46% relataram ter visto vídeos de influenciadores digitais várias vezes ao dia. Um novo alerta surge com a exposição a conteúdo mercadológico online: 53% dos usuários de 11 a 17 anos tiveram contato com vídeos de pessoas divulgando jogos de apostas. A exposição é maior entre os adolescentes de 15 a 17 anos (63%).

Leia também:

Prova CPNU: Detalhes Essenciais para Candidatos em 228 Cidades do Brasil

Prova CPNU: Detalhes Essenciais para Candidatos em 228 Cidades do Brasil

“Palavras que Voam”: Acervo Aurélio Buarque de Holanda Inaugurado em Brasília

“Palavras que Voam”: Acervo Aurélio Buarque de Holanda Inaugurado em Brasília

USP Abre 234 Vagas para Medalhistas de Olimpíadas do Conhecimento!

USP Abre 234 Vagas para Medalhistas de Olimpíadas do Conhecimento!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Apoio Familiar e Mediação

No que diz respeito ao uso seguro da Internet, a pesquisa mostra um forte apoio mútuo nas famílias: 31% dos jovens afirmam ajudar seus pais ou responsáveis em atividades online, enquanto 44% dos pais/responsáveis conversam com as crianças e adolescentes sobre o que elas fazem na rede.

“A TIC Kids Online Brasil reafirma o compromisso do CGI.br em promover um ambiente digital mais seguro e inclusivo para crianças e adolescentes. A pesquisa ajuda a sociedade e o governo a compreender as novas dinâmicas do comportamento dos brasileiros de 9 a 17 anos e a subsidiar políticas públicas e ações educativas mais eficazes e alinhadas à realidade digital deles”, afirma Renata Mielli, coordenadora do CGI.br.

Desafios e Perspectivas

A pesquisa destaca a necessidade de desenvolver a literacia midiática e de dados desde cedo, especialmente diante da alta exposição de crianças e adolescentes a conteúdos mercadológicos online. Além disso, o forte apoio mútuo entre famílias e jovens reforça a importância da mediação e do diálogo em relação ao uso da Internet.

Apoio Familiar e Mediação

Quando o assunto é o uso seguro da Internet, pais e responsáveis buscam orientação principalmente com as próprias crianças ou adolescentes (50%) e com familiares ou amigos (48%). A pesquisa também revela um forte apoio mútuo: 31% dos jovens afirmam ajudar seus pais ou responsáveis em atividades online, enquanto 44% dos pais/responsáveis dizem conversar com as crianças e adolescentes sobre o que elas fazem na rede.

Apoio Familiar e Mediação

“A TIC Kids Online Brasil reafirma o compromisso do CGI.br em promover um ambiente digital mais seguro e inclusivo para crianças e adolescentes. A pesquisa ajuda a sociedade e o governo a compreender as novas dinâmicas do comportamento dos brasileiros de 9 a 17 anos e a subsidiar políticas públicas e ações educativas mais eficazes e alinhadas à realidade digital deles”, afirma Renata Mielli, coordenadora do CGI.br.

Compartilhe este conteúdo:

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
Comportamento DigitalTic Kids Online BrasilUso Da Internet
Foto do redacao

Autor(a):

redacao

Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.

Imagem do post

Congresso

Paulinho da Força avalia pena de 2 anos e 4 meses para Bolsonaro em Anistia

10/12/2025 0:52 | 2 min de leitura

● Associações Condõnam Expulsão Jornalistas da Câmara dos Deputados

09/12/2025 23:04 | 1 min de leitura

● Prefeito Nunes define fim da greve de ônibus em São Paulo de 2025

09/12/2025 23:26 | 1 min de leitura

● Governo Lula aprimora fiscalização com nova lei e ANP ganha força

09/12/2025 23:32 | 1 min de leitura

● Câmara aprova Código de Defesa do Contribuinte com foco em "devedores contumazes"

09/12/2025 23:40 | 1 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!