Crescimento de 13% na Busca por Crédito no Brasil Impulsiona Demanda em Outubro

Crescimento de 12% na demanda por crédito no Brasil em outubro, aponta INDC. Aumento impulsiona confiança no setor e destaque no Sudeste.

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Crescimento na Busca por Financiamento no Brasil Impulsiona Demanda

A procura por crédito no Brasil apresentou um aumento significativo em outubro, de acordo com o Índice Neurotech de Demanda por Crédito (INDC). A demanda por crédito registrou um crescimento de 12% em relação a setembro, além de um avanço de 10,50% na comparação anual.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Esse aumento reflete padrões sazonais típicos do período.

Natália Heimann, líder da Business Unit de Dados & Analytics para Crédito da Neurotech, explica que “Historicamente, a reta final do ano é um período em que as empresas se reestruturam para atender à alta do consumo, que ocorre em praticamente todos os setores de produtos e serviços”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Essa dinâmica é um fator chave para entender o cenário atual.

O crescimento na demanda por financiamento foi observado tanto em empresas de pequeno porte (micro) quanto em grandes corporações. Segundo o responsável pelo INDC, essa tendência indica um momento de consolidação do crédito, que passou por flutuações ao longo do ano, influenciado pelo elevado nível da taxa básica de juros (Selic).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

Atualmente, a Selic está em 15% ao ano, o maior patamar desde julho de 2006. Essa taxa elevada impacta diretamente nas condições de financiamento e na tomada de decisões de crédito.

Natália Heimann destaca que o crescimento recente na demanda por crédito pode consolidar um bom momento para o início de 2024, considerando que em setembro o INDC havia apresentado um crescimento de 10% na comparação interanual, demonstrando maior confiança entre os tomadores.

Essa percepção é importante para o setor.

Análises regionais revelam diferenças no desempenho. O Sudeste do país liderou o crescimento, com um aumento de 13,2% na procura por crédito em outubro em relação a setembro. Em contraste, o Sul do país registrou uma queda de 2,8% nesse mesmo período.

Sair da versão mobile