CRCC investe em IA e robôs para otimizar metrô de Tianjin, garantindo 99,9% de pontualidade. Robôs de manutenção automatizada reduzem tempo e custos
A China Railway Construction Corporation (CRCC), uma das maiores empresas de engenharia do país, está investindo em tecnologias de inteligência artificial (IA) e robótica para otimizar a operação de seus trens na linha 1 de Tianjin. Essa linha, a segunda mais antiga da China, transporta diariamente cerca de 350 mil passageiros, garantindo uma alta taxa de pontualidade, com intervalos médios de 3 minutos e 15 segundos entre os trens, atingindo 99,9% de pontualidade.
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A CRCC utiliza a IA para analisar continuamente o estado de atenção dos condutores metroviários. Uma câmera instalada na cabine do condutor monitora o nível de cansaço dos trabalhadores, emitindo alertas em caso de identificação de sinais de fadiga.
Antes de cada turno, os 188 condutores passam por um sistema de tripla verificação, que inclui registro de ponto por impressão digital, testes de alcoolemia e questionário sobre conhecimentos de segurança, complementado por verificações aleatórias em reuniões pré-turno.
Em Tianjin, a CRCC implementou um robô equipado com IA para realizar testes diários de manutenção nos trens. O equipamento possui um braço mecânico de 6 eixos de alta precisão, câmeras 3D de alta definição e navegação autônoma, permitindo a inspeção automatizada de mais de 15.000 pontos de manutenção dos trens e a detecção precisa de defeitos em componentes.
O robô, com um custo de aproximadamente US$ 570 mil, reduziu o tempo dos testes de manutenção de 50 para 30 minutos.
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A empresa destaca que essa tecnologia reduz significativamente os custos de mão de obra e os riscos operacionais, promovendo a manutenção do transporte ferroviário através da “colaboração homem-máquina” e oferecendo uma solução replicável para operação e manutenção inteligentes.
Além de sua atuação em diversas linhas de metrô e redes de transporte urbano na China, a CRCC também participa de projetos em outros países. Na África, a empresa esteve envolvida na construção das duas maiores linhas de trem do continente, incluindo a linha férrea Tanzânia-Zâmbia de 1.860 km e uma linha de trem em Angola de 1.344 km.
No Brasil, a CRCC faz parte do consórcio responsável pela construção da ponte Salvador-Itaparica, com previsão de conclusão em 2028.
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