As autoridades suíças investigam o incêndio fatal ocorrido em uma festa de Ano Novo no bar Le Constellation, em Crans-Montana. A causa provável do incêndio está relacionada a fontes de brilho fixadas em garrafas de champanhe. Uma fotografia amplamente divulgada mostrava pelo menos seis dessas fontes acesas no local, um bar bastante cheio na ocasião.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Semelhanças com Incêndios Anteriores
O incidente em Crans-Montana compartilha características com outros incêndios fatais envolvendo fontes de brilho. O material de espuma acústica utilizado no teto do bar, como em casos anteriores, contribuiu para a rápida propagação das chamas. Essa similaridade remete a um desastre ocorrido em um café na Holanda, em 2001, onde 10 jovens perderam a vida devido a fontes de brilho que incendiaram decorações inflamáveis.
Analogia com Incêndio na Boate The Station
O caso também lembra o incêndio na boate The Station, em Rhode Island, em 2003, que resultou na morte de 100 pessoas. A rápida propagação do fogo, causada por uma exibição pirotécnica, acendeu o material de espuma acústica no teto do local, dificultando a evacuação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Incêndio na Macedônia do Norte
Recentemente, em março, um incêndio destruiu uma boate na Macedônia do Norte após faíscas de fogos de artifício incendiarem o telhado. O evento resultou em 63 mortes e mais de 150 feridos. As famílias das vítimas expressaram solidariedade com as famílias afetadas pelo incêndio em Crans-Montana.
Casos Anteriores de Incêndios por Pirotécnia
Incêndios relacionados a fogos de artifício têm ocorrido em diversas ocasiões. Em 2013, um incêndio provocado por fogos de artifício de uma banda causou a morte de mais de 230 pessoas em uma boate na Argentina. Um evento similar, em 2002, resultou na morte de pelo menos 194 pessoas em uma boate na Argentina.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
