CPMI Polêmica é Lançada: Oposição Busca Esclarecimentos Urgentes!

Carlos Jordy lidera CPMI para investigar temas polêmicos! Deputados e senadores da oposição protocolaram pedido com 280 assinaturas. PL, União Brasil e PSD são os principais apoiadores. Saiba mais!

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Oposição Lança CPMI para Investigar Assuntos Polêmicos

Em 3ª feira, 3.fev.2026, deputados e senadores da oposição protocolaram um pedido para abrir uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI). A iniciativa, liderada por Carlos Jordy (PL-RJ), busca investigar temas controversos. O pedido, que contou com 280 assinaturas – 239 de deputados federais e 41 de senadores –, foi um marco importante na busca por esclarecimentos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Partidos e Assinaturas: Um Panorama Político

Diversos partidos apoiaram a CPMI. As bancadas do Partido Liberal (PL), União Brasil, Partido Social Democrático (PSD) e Partido Progressista (PP) foram os maiores contribuintes, com 183 assinaturas. Partidos como o Movimento Democrático Brasileiro (MDB), Republicanos e Podemos também se juntaram à iniciativa, com 23, 21 e 12 assinaturas, respectivamente. Apesar do apoio, alguns partidos, como o Partido Verde (PV), Psol e PCdoB, não aderiram à proposta.

Desafios e Expectativas

O líder do PT na Câmara, (RJ), foi o único representante da bancada do Partido dos Trabalhadores (PT) a assinar o pedido. A criação da CPMI envolve etapas importantes, como a indicação de membros para o colegiado e a definição do presidente e do relator. Carlos Jordy expressou esperanças de que Davi Alcolumbre assumisse seu papel como presidente do Congresso Nacional e iniciasse formalmente a investigação. A iniciativa ocorre em um momento de crescente tensão política, com o objetivo de trazer transparência e responsabilidade para determinados acontecimentos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Contexto Político e Próximos Passos

A abertura da CPMI coincide com a atuação do senador (PSD-MG), presidente da CPMI do INSS, que tratou de assuntos relacionados ao depoimento de , dono do banco Master, com o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Dias Toffoli. O regimento do Congresso Nacional estabelece que, com o número mínimo de assinaturas, a instalação da CPMI é automática. No entanto, Carlos Jordy acredita que a iniciativa enfrentará resistência para ser pauta, ressaltando o artigo 21 do regimento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

Sair da versão mobile