CPMI do INSS investiga Contag por fraudes em aposentadorias e eventos em Belém

CPMI investiga Contag por fraudes nas aposentadorias do INSS em Belém. Entrevistas de Paulo Teixeira e críticas de Evair de Melo à Contag.

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está conduzindo uma investigação sobre as atividades da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A investigação se concentra em eventos realizados em Belém, no Pará, e nas ações da entidade em relação ao escândalo de fraudes nas aposentadorias do INSS.

Eventos em Belém e Participação da Contag

A Contag tem participado de uma série de eventos em Belém, conforme evidenciado por convites disponíveis em seu perfil no Instagram. A coluna analisou agendas oficiais do ministro e de entidades como FETRAGI e Contag, identificando a presença em seminários e encontros, incluindo o Fórum Internacional da Agricultura Familiar e Comunidades Tradicionais, ocorrido no dia 13 de novembro, com início às 10h30 na Agrizone, auditoria Conduru.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Descontos e Acusações

Entre 2019 e 2024, a Contag descontou aproximadamente 2 bilhões de reais das pensões dos idosos, o que gerou suspeitas de irregularidades. A entidade está no centro de um escândalo que envolve o INSS e o pagamento de benefícios.

Entregas e Reformas Agrárias

Em entrevistas, Paulo Teixeira, defendeu o avanço da reforma agrária e anunciou entregas do governo para movimentos sociais, incluindo FETRAF e Contag, no Sul do Pará. Ele buscou um acordo com o governo do Estado para ampliar as entregas de reforma agrária no Pará.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

Requerimentos à CPMI do INSS

O senador Izalci Lucas (PL), o deputado federal José Medeiros (PL) e Evair de Melo (PP) enviaram requerimentos à CPMI do INSS, buscando apurar informações sobre a participação da Contag nos eventos da COP30 em Belém.

Críticas e Acusações

Evair de Melo (PP) expressou preocupação com a permanência da Contag em posições de destaque no governo, apesar das acusações. Ele questionou a moral da entidade ao se apresentar como guardiã da justiça climática, enquanto se envolve em um escândalo que afeta os mais vulneráveis.

Conclusão

A investigação da CPMI do INSS busca esclarecer as ações da Contag em relação às fraudes nas aposentadorias e sua participação em eventos relevantes, como a COP30, gerando debates sobre a reforma agrária e a proteção dos direitos dos trabalhadores rurais.

Sair da versão mobile