CPMI do INSS analisa convocação de Frei Chico na próxima quinta-feira
José Ferreira da Silva, o Frei Chico, enfrenta investigação no Sindnapi por esquema de fraude bilionária.

CPMI do INSS Analisa Envolvimento de Irmão de Lula em Investigações
A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) retomará suas atividades na próxima quinta-feira (15), com foco na análise do envolvimento de José Ferreira da Silva, conhecido como Frei Chico, irmão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e atual diretor vice-presidente do Sindnapi (Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Até o momento, cinco requerimentos solicitando a convocação de Frei Chico para prestar depoimento à comissão já foram agendados para apreciação. Na semana anterior, a entidade investigada em um esquema de descontos indevidos de aposentados e pensionistas, foi alvo de uma operação da Polícia Federal.
Depoimento e Negações
Na última quinta-feira (9), o presidente do Sindnapi, Milton Baptista de Souza Filho, compareceu à CPMI e, embora tenha permanecido em silêncio durante boa parte de sua oitiva, negou que Frei Chico exercesse funções administrativas no sindicato, limitando sua atuação à representação sindical. “Contrariando o meu advogado, eu quero dizer que ele [Frei Chico] nunca teve esse papel administrativo do sindicato, só político…político de representação sindical. Nada mais que isso. E não precisei, de nenhum momento, solicitar a ele que abrisse qualquer porta do governo”, afirmou Milton.
Bloqueio de Bens e Sigilo Fiscal
Paralelamente às investigações, o ministro André Mendonça, do STF (Supremo Tribunal Federal), determinou o bloqueio de R$ 390 milhões em bens e valores do Sindnapi, correspondentes aos descontos realizados sem autorização dos segurados do INSS, entre 2021 e janeiro deste ano. O ministro também autorizou a quebra de sigilo fiscal e bancário da entidade e de seus dirigentes, de 2020 para cá.
Próximos Passos da CPMI
A CPMI do INSS voltará a se reunir na manhã seguinte, com a expectativa de analisar dezenas de requerimentos. Na primeira parte da sessão, deputados e senadores devem se concentrar na análise desses documentos. Em seguida, está agendado o depoimento de Cícero Marcelino de Souza Santos, assessor do presidente da Confaf (Condefederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais do Brasil), que também é investigada no esquema de fraude bilionário.
Leia também:

Governo Lula busca fim da escala 6×1 e pauta em 2026 com nova PEC

Tião Medeiros cobra explicações sobre empréstimo de R$ 20 bilhões para Correios

Governo mantém vetos de Lula em Lei do Licenciamento Ambiental
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Sobre Frei Chico
José Ferreira da Silva, conhecido como Frei Chico, irmão do presidente Lula (PT), desempenha o papel de diretor vice-presidente no Sindnapi. O sindicalista de 83 anos, natural de Pernambuco e atualmente aposentado, reside em São Caetano do Sul, na região metropolitana de São Paulo, onde recebeu o apelido de “Frei” por Maurício Soares, ex-prefeito de São Bernardo do Campo.