CPI do INSS muda data de oitiva de Daniel Vorcaro! 🚨 Senador Carlos Viana define nova hora para depoimento do presidente do Banco Master. Urgente!
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) reprogramou o depoimento do presidente do Banco Master, Daniel Vorcaro. A oitiva, que estava prevista para quinta-feira (26), foi reagendada para segunda-feira (23), às 16h.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A decisão foi tomada após reunião entre o presidente da CPI, senador Carlos Viana (Podemos-MG), e outros membros do colegiado.
O deputado federal Duarte Jr (PSB-MA) confirmou o novo horário por meio de publicação na rede social X. “Em reunião com o presidente da CPMI do INSS, senador Carlos Viana, foi definida a oitiva do banqueiro e presidente do Banco Master, Daniel Vorcaro”, escreveu.
A publicação também ressaltou a expectativa do Brasil por respostas sobre o caso.
Daniel Vorcaro também está agendado para depor na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado na terça-feira (24). Devido à sua prisão domiciliar, ele será acompanhado pela Polícia Federal em sua viagem até Brasília.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A CPI do INSS, instalada em 20 de agosto, tem se dedicado a investigar fraudes em empréstimos consignados, com suspeitas de assédio, concessão sem consentimento e renovações fraudulentas que geraram dívidas impagáveis. Até 4 de dezembro, a comissão realizou 29 reuniões e retomou os trabalhos em fevereiro de 2026.
Em 2025, a comissão ouviu 26 testemunhas, incluindo Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como “Careca do INSS”. O relator da comissão, deputado Alfredo Gaspar (União Brasil-AL), classificou Antunes como “autor do maior roubo a aposentados e pensionistas da história do Brasil”.
Segundo dados da CPI, o “Careca no INSS” seria o operador do esquema e teria movimentado R$ 24,5 milhões em cinco meses.
Após identificar indícios de irregularidades financeiras e uma grave crise de liquidez, o Banco Central determinou, em novembro de 2025, a liquidação extrajudicial do Banco Master S/A, Banco Master de Investimentos S/A, Banco Letsbank S/A e Master S/A Corretora de Câmbio.
Em 21 de janeiro, o Will Bank, braço digital do conglomerado de Vorcaro, também teve seu encerramento forçado.
As investigações revelaram que o Banco Master oferecia Certificados de Depósitos Bancários (CDB) com rentabilidade acima do mercado, sustentada por riscos excessivos e operações que inflaram artificialmente o balanço financeiro, enquanto a liquidez se deteriorava.
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!