Às vésperas da COP30, UNFCC revela avanço na inclusão de crianças e jovens em planos climáticos. 88% dos países incluem compromissos para este grupo etário. UNICEF destaca urgência e necessidade de acelerar implementação
Às vésperas da COP30, que ocorrerá entre 10 e 21 de novembro em Belém, um levantamento da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC) revela um progresso na incorporação de crianças e jovens nos planos nacionais de combate à crise climática. Entre os 64 países que apresentaram suas novas Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs), 56 nações – o que representa 88% – incluem compromissos específicos direcionados a este grupo etário. Este número supera a inclusão observada na rodada anterior de NDCs, onde apenas 61% dos países adotaram essa prática.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As NDCs constituem a base para o Acordo de Paris, definindo as metas de emissão de gases de efeito estufa para cada nação. O documento divulgado recentemente indica que a maioria dos países não apenas mencionou crianças e jovens, mas também estabeleceu ações concretas. 79% priorizaram o engajamento e o empoderamento desse grupo, enquanto 77% propuseram medidas específicas para envolvê-los na implementação de políticas, abrangendo desde campanhas de conscientização até processos decisórios mais inclusivos.
“Este é um avanço significativo, considerando que as NDCs são o principal mecanismo criado pelo Acordo de Paris para alcançar o objetivo de limitar o aumento da temperatura causado pelas mudanças climáticas”, afirma Danilo Moura, especialista em Clima e Meio Ambiente do UNICEF no Brasil.
“O relatório da UNFCCC demonstra que os países estão avançando no enfrentamento das mudanças climáticas, porém, é necessário acelerar a implementação e aumentar o apoio aos países mais vulneráveis”, complementa Moura.
Os dados justificam a urgência. Segundo o UNICEF, quase 1 bilhão de crianças vivem em regiões com alto risco de eventos climáticos extremos, como secas severas, inundações, tempestades e ondas de calor. No Brasil, 40 milhões de crianças estão expostas a múltiplos riscos climáticos e ambientais simultaneamente, representando 60% desse grupo etário.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As consequências já se refletem nas estatísticas educacionais. Em 2024, aproximadamente 250 milhões de estudantes em 85 países tiveram as aulas interrompidas devido a crises climáticas. No Brasil, pelo menos 1,17 milhão de meninas e meninos foram impedidos de frequentar a escola devido a enchentes e secas.
Adicionalmente, as crianças brasileiras enfrentam, atualmente, o dobro de dias com exposição a condições climáticas extremas em comparação com o que seus avós experimentaram na mesma idade.
“Crianças e adolescentes possuem vulnerabilidades e necessidades específicas relacionadas ao clima. No entanto, ainda são frequentemente marginalizados nas decisões que moldam o futuro do planeta”, ressalta Moura.
Para ampliar a participação jovem na busca por soluções, a Secretaria Nacional de Juventude realizou, ao longo de 2025, com apoio do UNICEF, seis encontros regionais reunindo adolescentes e jovens dos diferentes biomas brasileiros. Esses eventos geraram propostas concretas para a conferência.
Ana Luíza Barfknecht, 17 anos, representante do Cerrado, enfatiza a importância de garantir que a juventude tenha maior espaço de participação. “Que nos considerem como o futuro e reconheçam nossa capacidade de propor soluções sustentáveis e igualitárias, especialmente para as comunidades mais vulneráveis”, explica.
Já Ana Clara Barbosa, 15 anos, moradora de Serra Talhada (PE), na Caatinga, compartilha experiências diretas com as mudanças climáticas. “Na minha cidade, o calor é intenso, mas a situação é ainda pior na escola. Já tive crises de asma na sala de aula devido às condições climáticas”, relata.
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!