COP30 pode ser prolongada em Belém devido a negociações complexas e impacto do incêndio na Zona Azul. Embaixador Corrêa do Lago avalia cenário.
A 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), com término previsto para esta sexta-feira (21), pode ter sua duração estendida. A decisão visa garantir que as negociações alcancem o consenso necessário sobre as pautas em discussão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Essa é a avaliação do presidente da COP30, embaixador Corrêa do Lago, em entrevista à TV Brasil.
O embaixador relatou os impactos do incêndio que atingiu um estande da Zona Azul, local oficial das negociações, resultando na suspensão das atividades ao longo da tarde. A área foi reaberta na noite de sexta-feira (20).
“Realmente, as coisas mudaram um pouco. Estamos trabalhando nas consultas dos grupos regionais, estamos trabalhando nisso online e por telefone. Amanhã [21], como reabriu a Zona Azul, teremos negociações de manhã e durante todo o dia. Então, vamos ver até quando dura, você sabe que as COPs, em geral, duram mais do que o previsto.
Estávamos querendo adiantar, mas vamos ver como fazer amanhã”, afirmou Corrêa do Lago.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo o embaixador, a complexidade das negociações, incluindo questões geopolíticas e financeiras, pode influenciar a duração da conferência. Ele expressou otimismo em relação à vontade de alcançar um resultado positivo e ambicioso em Belém.
O presidente da COP30 ressaltou a importância de um bom resultado da conferência, considerando que um resultado positivo é crucial para manter a credibilidade do multilateralismo e para gerar impacto positivo na vida das pessoas.
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!